STJ nega novo pedido de liberdade a Dárcy Vera
Os advogados de Dárcy  alegam que o término das investigações teria comprovado que o acordo de colaboração era mentiroso

STJ nega novo pedido de liberdade a Dárcy Vera

Decisão foi do ministro da Sexta Turma do STJ Rogério Schietti, relator do processo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou mais um pedido de habeas corpus da ex-prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera, investigada pela Operação Sevandija. A decisão foi da Sexta Turma do Tribunal, após já ter sido negado no começo de janeiro pela presidente do STJ, Laurita Vaz.

O habeas corpus foi julgado pelo ministro relator do processo, Rogério Schietti, na terça-feira, 20, que não acolheu a alegação da defesa da ex-prefeita, que recorreu à Corte requerendo a liberdade ou a substituição da prisão preventiva por outras medidas cautelares.

Os advogados de Dárcy alegam que o término das investigações teria comprovado que o acordo de colaboração do ex-presidente do Sindicato dos Servidores Wagner Rodrigues, que motivou a prisão da ex-prefeita, era mentiroso.

Schietti seguiu o parecer do Ministério Público Federal (MPF), que apontou que ainda não houve o esgotamento das instâncias ordinárias. O MPF afirma que a decisão tem que ser julgada pela Justiça Estadual antes de prosseguir para a Corte superior.

Dárcy Vera está presa preventivamente desde maio de 2017, por decisão do próprio ministro Rogério Schietti, que revogou um habeas corpus que mantinha a ex-prefeita em liberdade após ter sido presa, pela primeira vez, em dezembro de 2016, em decorrência da Operação Mamãe Noel, a segunda etapa da Sevandija.

A ex-prefeita é acusada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo de ter liberado os honorários advocatícios da ex-advogada do Sindicato dos Servidores Maria Zuely Librandi, por meio do pagamento de propina, que é investigado em um dos três processos oriundos da Sevandija.


Foto: Reprodução

Compartilhar: