Operação Volta às Aulas: Procon encontra irregularidades em Ribeirão Preto
Operação Volta às Aulas: Procon encontra irregularidades em Ribeirão Preto

Operação Volta às Aulas: Procon encontra irregularidades em Ribeirão Preto

Órgão apontou que lojas não cumpriam Código de Defesa do Consumidor ao não informar preços de produtos

O Procon.SP realizou entre os dias 17 e 23 de janeiro a Operação Volta às Aulas para verificar irregularidades nos estabelecimentos que vendem produtos de material escolar. Ao todo, foram visitados 306 estabelecimentos em todo o Estado de São Paulo. Desses, 87 apresentaram alguma irregularidade, sendo três em Ribeirão Preto.

Nos três locais (Fnac, Livraria Cultura e Livraria Saraiva - Santa Úrsula) foram encontrados alguma violação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em todos os estabelecimentos, os fiscais apontaram que os preços dos produtos não estavam aparentes. O Portal Revide procurou as lojas. A Fnac informou que é imprescindível o total respeito ao consumidor e ao trabalho fundamental desenvolvido pelo Procon, cujas recomendações foram imediatamente seguidas. As outras empresas não se pronunciaram até o fechamento da reportagem.

Confira a lista

O diretor de fiscalização do Procon.SP, Roberto Yokomizo, apontou que os consumidores precisam ficar atentos ao cumprimento de ofertas, especialmente quanto a questões ligadas ao desconto para pagamento à vista em dinheiro ou com cartões de débito e de crédito.

“A recomendação ao consumidor é sempre guardar anúncios e e-mail dos fornecedores. Eles servem como prova para tirar dúvidas e costumam informar sobre as quantidades dos estoques de cada item”, explicou Roberto.

Segundo o fiscal, quando um produto anunciado em impresso ou na internet estiver indisponível na hora da compra, o consumidor pode solicitar preço equivalente do produto de outro fabricante.


Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Compartilhar: