Patrulha Revide: moradores reclamam de terreno sujo no bairro São José
Indignados com a situação do local, moradores começaram a limpeza sozinhos, porém, há muitas coisas que precisam ser feitas

Patrulha Revide: moradores reclamam de terreno sujo no bairro São José

O local fica na Rua José da Silva Mello, ao lado do Condomínio Bosque das Caviúnas, a área está repleta de entulhos; prefeitura diz que mandará uma equipe para solucionar o problema

Moradores do bairro São José estão reclamando de um terreno da Rua José da Silva Mello, que fica ao lado do Condomínio Bosque das Caviúnas, no bairro São José, na Zona Oeste de Ribeirão Preto. Segundo moradores, o local está repleto de sujeira e entulhos, que, muitas vezes, são jogados pelos próprios residentes da região.

De acordo com Nana Pinho, a área fica perto da casa onde mora, e por isso, resolveu tentar solucionar o problema, que ocorre desde o ano passado, com a ajuda da família e vizinhos. “Foi feito um condomínio nesta rua e eles cuidam das áreas que ficam ao entorno, mas, até uma certa parte. Nós fomos ao residencial perguntar se eles não iriam limpar esse espaço, pois é um local bem grande. Porém, eles informaram que a área não pertence a eles”, explica Nana.  

Nana e mais quatro pessoas da rua resolveram realizar a limpeza, mas ela afirma ter dificuldades em razão do tamanho do terreno. “O mato é muito alto e tem muito lixo. Juntamos sacos e sacos com latinhas, garrafas, plásticos, tampas, etc. Também tivemos ajuda do presidente da associação do bairro, Matheus Moreno, que tenta de todas as formas cuidar da região”, conta a moradora.

Apesar da iniciativa, a moradora diz que é muito difícil, pois não há equipamentos suficientes para retirar o entulho da área. “Temos apenas duas enxadas, que foram emprestadas pelo presidente da associação, uma pá e uma carriola. Cada um está fazendo um pouquinho, até as crianças estão ajudando, mas com a nossa supervisão, pois é um local bem perigoso, pode ter escorpião, cobra e outros animais”, afirma Nana.

A moradora diz que o local está abandonado. “Resolvemos fazer por conta. Agora, a nossa última esperança é a Prefeitura. Já ligamos no 156, mas ninguém atende.  Então, estou tentando chamar a atenção do poder público por meio de redes sociais”, conta.  

O presidente da associação do bairro São José, Matheus Moreno, afirmou que a solicitação de limpeza já foi realizada na Prefeitura. “Este problema foi passado para a associação há 10 dias. Já entramos em contato com a administração para a realização da limpeza e o recolhimento das galhadas do local”, disse.

O Patrulha Revide entrou em contato com a Prefeitura de Ribeirão Preto. Segundo a administração, a área em questão possui três terrenos. Um deles é público e os outros dois particulares. Por meio de nota, eles afirmaram que a Coordenadoria de Limpeza Urbana e o Departamento de Fiscalização Geral irão ao local identificar onde o entulho está depositado. “Caso esteja em terreno público, será programada a limpeza. Se o entulho estiver em uma área particular, o proprietário será notificado e poderá ser multado”, disse a Prefeitura.


Fotos: Arquivo pessoal

Galeria de imagens

Compartilhar: