Eterno ‘professor’
Na Acirp desde 1965, Golfeto era o funcionário mais antigo da entidade

Eterno ‘professor’

Funcionário mais antigo da ACIRP, Antônio Vicente Golfeto esteve à frente do Instituto de Economia Maurílio Biagi por muitos anos

Ele partiu em 8 de outubro de 2023, aos 80 anos. Antes disso, Antônio Vicente Golfeto escreveu uma história de 58 anos junto à Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto. Pode-se dizer que a Acirp foi sua casa por quase seis décadas, local onde conviveu e influenciou as principais lideranças empresariais da cidade, sendo uma opinião sempre demandada e respeitada, acolhida também pela imprensa.

Amante da etimologia das palavras — e do Corinthians —, Golfeto, apesar de formado em Direito, tornou-se referência municipal e regional nas áreas de economia e negócios. Era reconhecido por suas análises afiadas, que abrangiam não apenas números, mas também a história e a política da cidade. Uma habilidade que o levou, na década de 1990 (entre 1988/1996), a ser comentarista da EPTV, com uma coluna sobre economia regional. Ele também colaborou com o jornal A Cidade e o portal A cidade On. Foi, ainda, comentarista do Sistema Clube de Comunicação (Ribeirão Preto) por muitos anos, a partir de 1997, e escrevia artigos de temas variados nas edições da Revista Ação.

Respeitado

Na Acirp desde 1965, Golfeto era o funcionário mais antigo da entidade. Ocupava o posto de diretor técnico do Instituto de Economia Maurílio Biagi onde, junto à sua equipe, gerou informações relevantes não apenas para distintos presidentes da entidade, empresários e imprensa, como para a cidade, de modo geral, contribuindo, através das pesquisas econômicas, com o fortalecimento de um olhar macro para a economia local e da região metropolitana de Ribeirão Preto. À frente do instituto, Golfeto tornou-se “fonte” recorrente para distintos veículos de comunicação, sempre atencioso com os jornalistas, pronto a responder as solicitações, tomar um café e contar causos.

 

O “professor”, como era carinhosamente chamado, formou-se em Direito, com ênfase em Direito Econômico, em 1966, na então Associação de Ensino de Ribeirão Preto — atual Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Foi professor de Economia e de Ciência Política do Centro Universitário “Barão de Mauá e de Ética Empresarial e de Filosofia das faculdades Reges, com passagens no ensino também no Centro Universitário Moura Lacerda e na Universidade Paulista (Unip). Na Política, atuou como vereador por quatro legislaturas, entre as décadas de 1960 e 1980, nos mandatos de 1964-1969 - 1973-1977 - 1977-1983 e 1983-1988.

 

Em 2010, Golfeto lançou o livro “Um olhar sobre o mundo – palavras, experiências e reflexões”, uma coletânea de artigos publicados no antigo Jornal A Cidade, do qual ele foi articulista por muitos anos. “Quando iniciamos os trabalhos de pesquisa, com muitos artigos ainda em papel, ele logo veio tentar nos fazer desistir da ideia: “Parem com isso, como posso ter um livro meu na mesma prateleira de Monteiro Lobato, Rui Barbosa. Isso não está certo’, afirmou. Mesmo com sua relutância, o livro foi editado pela Acirp e lançado no Salão Nobre, lotado. Por muitos anos foi um livro campeão de vendas no ranking da saudosa livraria Paraler”, recorda a jornalista Ana Cândida Tofeti.


divulgação

Compartilhar: