História: um outro olhar

História: um outro olhar

Memórias, família, paixões e sonhos: o que move o prefeito Duarte Nogueira além da vida pública

Antônio Duarte Nogueira Júnior nasceu em Ribeirão Preto, em 16 de maio de 1964. Filho de Nair e de Antônio Duarte Nogueira, ele teve uma infância feliz na cidade, como recorda sua irmã, Valéria Nogueira. “Nosso pai sempre foi muito participativo e intenso, tanto na vida pública, quanto no âmbito pessoal. Mesmo quando era prefeito de Ribeirão Preto, conseguia conciliar suas atividades na fazenda, como médico hematologista e como pai. Aos sábados, atendia no ambulatório da Usina Santa Lydia. Eu e o Nogueira, ainda crianças, íamos com ele. Durante o trajeto de carro, decorávamos todos os hinos, do país, da bandeira, da cidade. Quando queria ler o jornal em paz, nós dois tínhamos que brincar de pensar, que nada mais era do que ficar quietinho e com os olhos fechados. Temos lembranças muito boas dessa época. Sempre fomos parceiros, talvez pela nossa diferença de idade ser muito pequena, menos de um ano. Aprontávamos juntos, mas eu era quem levava a culpa e ele era o bonzinho”, diverte-se Valéria. 

 


Nogueira também já declarou seu amor por Valéria. No dia do irmão, em 5 de setembro de 2020, ele postou em suas redes sociais: “Minha irmã Valéria, além de amiga e muito parceira, é um grande exemplo para mim! Fico muito feliz em ter você ao meu lado, estaremos sempre juntos”, escreveu. Aliás, Nogueira costuma utilizar bastante esses canais de comunicação para compartilhar, além de seus compromissos profissionais, algumas de suas memórias e o seu dia a dia. Entre tantas informações oficiais sobre a carreia política e entrevistas sobre mandatos, secretarias e gestão, nessas páginas, é possível conhecê-lo por uma outra perspectiva.


No dia 3 de junho deste ano, por exemplo, ele dividiu com seus seguidores: “No dia mundial da Bicicleta, me veio na memória o meu ciclista! Em 1989, meu pai, com 52 anos, enfrentou um grande desafio. Pedalou de Ribeirão até São Paulo. Foram 313 km percorridos em um dia e meio, parando para dormir em Americana. Com muito esforço e resistência ele impressionou todos nós! E hoje, guardo, na parede da minha casa, a bicicleta que foi dele”, revelou. A mãe, que faleceu em 2015, também foi homenageada na página. “Mãe, onde a vida começa e o amor nunca acaba! Guardo na memória o seu carinho, suas palavras e seu imenso amor. Sinto sua falta”, confessou. Os três filhos, Antonio, o Tony, e os gêmeos João e Octávio, também receberam destaque. “Como todo pai orgulhoso, compartilho com vocês mais um encontro com os meninos”, registrou. Até a equipe da Revide, quando foi entrevistá-lo para a produção desse conteúdo especial, apareceu por lá nos stories. 

Paixão pelo conhecimento, história e literatura


Formado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves, Nogueira encontrou realização na vida pública. Fez, inclusive, diversos cursos para agregar mais conhecimento e se aperfeiçoar na área, como o de Planejamento Estratégico Municipal e Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A vocação, no entanto, não o impediu de se dedicar à outras paixões. Além da família, da fé, dos pets e dos esportes, a literatura também merece destaque. Nogueira é autor de dois livros. O primeiro, “Duarte Nogueira: vida e obra de um líder”, é uma homenagem ao pai. A obra faz um registro histórico e reúne relatos de amigos, familiares, jornalistas e políticos que conviveram com o ex-prefeito de Ribeirão Preto. O segundo livro, “Administração Pública - Desafios e Soluções”, é sobre suas experiências durante o primeiro mandato, que ocorreu entre 2017 e 2020. “Neste livro estão presentes os cinco P (priorizar, planejar, propagar, persistir e perenizar) que elegi para o nosso governo e que dei amplo conhecimento à minha equipe. Mas, principalmente, estão os P de propagar e o de perenizar, porque divulgam o trabalho feito e perenizam as medidas adotadas durante o período de quatro anos de muitas dificuldades, notadamente nos primeiros anos”, afirma Nogueira, na sinopse da obra. São 244 páginas, divididas em 14 capítulos e o prefácio foi escrito pelo conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho.

Sonho que se tornou realidade


Ser prefeito da cidade em que nasceu, cresceu e mora é um grande sonho que se tornou realidade. “Foi um processo longo para chegar até aqui, com derrotas e vitórias, como acontece com todo mundo. Vivencio cada segundo do meu mandato, com muita intensidade, desde que assumi. Faço tudo com muita alegria e muita disposição, mas, tenho que cumprir um ciclo. Estou me preparando para quando ele acabar, depois de oito anos, eu ter a certeza de que, junto com a maravilhosa equipe que eu consegui reunir no governo, conseguimos entregar o nosso máximo, o nosso melhor para Ribeirão Preto”, comenta. Ele enfatiza que, para ele, assim como para a maioria dos ribeirãopretanos, a cidade é um caso explícito de amor. “Não tem como não amar Ribeirão Preto, que acolhe, tanto os que nasceram aqui, quanto os que vieram para buscar sua realização e prosperidade. Nas minhas viagens, comprovo, a cada dia, o quanto o nosso município tem relevância. Sinto muito orgulho de ser prefeito dessa cidade”, finaliza.  


Fotos: Lidia Muradás e Arquivo pessoal

Compartilhar: