Em época de comemorações, deve-se tomar um cuidado especial com os pets
Os animais de estimação podem passar por situação de estresse quando há fogos de artifício nas festas

Em época de comemorações, deve-se tomar um cuidado especial com os pets

Veterinária comenta sobre os cuidados quando há fogos de artifício nas festas

A auxiliar administrativo Fátima Barcelos adotou, há quatros anos, a Diana, uma cadela vira-lata, muito saudável e cheia de energia. Todos os dias, elas fazem uma corrida matinal, brincam e fazem o que podem juntas.

Moradora da área central de Ribeirão Preto, Fátima já está preocupada com as festas de fim de ano. “Em dias de jogos e festas de fim de ano, eu fecho as janelas do apartamento e fico perto da Diana, pois ela costuma correr quando fica assustada”, comenta.

Em época de fim de ano, muitos canis e clínicas veterinárias se preparam para orientar sobre o que deve ser feito com os animais de estimação. Por conta da audição mais sensível do que a do ser humano, os fogos de artifícios tendem a assustar e estressar muito o pet. Alguns chegam a ter infartos e, em casos extremos, cães e gatos morrem por causa de estresse, susto e ataques cardíacos.

“Quando o povo exagera e os ruídos são altos demais ou duram muito tempo, eu deixo a televisão ligada em um volume alto também, para dispersar a atenção da minha cachorra”, explica Fátima.

A veterinária Mayara Branco afirma que, em alguns casos, essas medidas praticadas por Fátima não são o suficiente. “Nós recomendamos o uso de alguns calmantes homeopáticos para os pets algumas vezes. Em outras, recomendamos as atitudes de sempre”, diz.

Cada animal tem as suas necessidades e assim deve ser analisado cada caso. A veterinária ainda explica que é bom manter as portas de saída da casa fechadas, para o caso de tentativa de fuga do pet. Além disso, é importante agir naturalmente, a fim de evitar estresse.


Foto: Amanda Bueno

Compartilhar: