Mitos e superstições envolvendo a sexta-feira, 13, dificultam a adoção de gatos pretos
Maus-tratos de animais é crime, com pena de três meses a um ano, além da multa

Mitos e superstições envolvendo a sexta-feira, 13, dificultam a adoção de gatos pretos

ONGs de Ribeirão Preto trabalham para que esses animais tenham uma vida saudável e longe de maus-tratos

É muito comum a sexta-feira, 13, ser associada com má sorte, mas algumas pessoas acabam indo longe demais na brincadeira e machucam os gatinhos pretos que, segundo mitos e superstições, trazem mau agouro.

Com início na Idade Média, a crença de que gatos pretos traziam má sorte esteve presente na vida de muitas pessoas. De acordo com Perla Poltronieri, sócia-fundadora da ONG Catland, responsável por resgatar gatos no Brasil, 60% dos animais que estão para adoção têm pelos escuro. Já durante o período medieval, a cor preta era associada automaticamente às trevas e ao demônio. Além disso, parteiras que mexiam com ervas e poções eram consideradas bruxas e por isso acreditava-se que elas se disfarçavam de gatos à noite para caças e bruxarias.

Em momentos como às sextas-feiras 13 e Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, gatos pretos correm bem mais perigo, principalmente por conta de superstições e rituais que colocam em risco a vida dos animais.

Entretanto, apesar de toda essa superstição, para o Egito Antigo, gatos pretos eram considerados deuses, visto que espantavam os ratos das plantações. A deusa da fertilidade Bastet, por exemplo, é representada por uma gata.

Não apenas nesta data, mas durante o ano todo, ONGs de Ribeirão Preto, como a Só Gatinhos e Res-gatinhos, trabalham para que esses animais fiquem longe dos maus-tratos e encontrem lares seguros.

Abaixo, veja como adotar um gatinho preto e acabar com todos os mitos e superstições que envolvem esses animais: 

Centro de Adoção Só Gatinhos

Localizado na rua Cerqueira César, 1139 Centro, o Centro de Adoção Só Gatinhos funciona para adoção e consultas de segunda a sábado, das 12h às17h,  e para cirurgias, das 9h às 14h.

Para fazer uma adoção, o centro exige uma casa de muro alto ou apartamento telado; ela só pode ser feita presencialmente, com comprovante de residência e documento com foto. Além disso, o candidato passa por uma entrevista em que é explicado sobre comportamento felino e adaptação ao novo ambiente. O telefone do Só Gatinhos é (16) 99107-2020

Res-gatinhos

A ONG Res-gatinhos recolhe e cuida de animais abandonados até que eles sejam adotados. Para fazer a adoção é preciso ter mais de 18 anos; ter condições para manter os custos do animal; paciência e disponibilidade para a adaptação ao novo ambiente; ter um apartamento telado ou uma casa sem rota de fuga; pagar uma taxa de R$ 50,00 por cada animal e ter muito amor para dar.

Para entrar em contato com a ONG o telefone é (16) 98105-0239. As visitas são agendadas via Whatsapp.

Maus-tratos

Maus-tratos de animais é crime, com pena de três meses a um ano, além da multa. Em caso de situação de perigo para os animais, é possível ligar para o Ibama (0800 618080), para o Disque Denúncia (181) ou para Polícia Militar (190).


Foto: Image by Rocheli Tugera from Pixabay

Compartilhar: