Prefeitura inicia castrações gratuitas de cães e gatos nesta terça-feira

Prefeitura inicia castrações gratuitas de cães e gatos nesta terça-feira

Inscrições foram feitas nos dias 6 e 7 de abril; tutores puderam cadastrar até cinco animais por CPF

Teve início nesta terça-feira, dia 9 de abril, o processo de castração de cães e gatos disponibilizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da DBEA – Divisão de Bem-Estar Animal. Após o mutirão para inscrições feito nos dias 6 e 7, os tutores puderam escolher as datas e horários disponíveis para castrar os animais. Cada tutor pode cadastrar até cinco animais por CPF.

 

Foram disponibilizadas 400 vagas para cada dia de inscrição, totalizando 800 vagas, além de um cadastro reserva que possibilitará o atendimento em caso de desistência. As vagas foram preenchidas por ordem de chegada e respeitada a prioridade para quem recebe até dois salários mínimos. Outro critério é que os animais tenham até seis anos de idade. As castrações estão sendo realizadas em clínicas veterinárias que venceram o processo licitatório para a ação.

 

Dentre os inúmeros benefícios da castração dos animais, está:

 

 • A redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas, como neoplasias e piometra (infecção uterina);

 

• Redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a raiva e a leishmaniose; diminuição do abandono de animais devido a nascimentos indesejados, entre outros. Outros benefícios da castração:

 

• Redução dos passeios externos e problemas associados a esta prática, como o desenvolvimento de doenças infecciosas contraídas nas ruas, traumas e atropelamentos, intoxicações e maus tratos;

 

• Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas.

 

• Prevenção de doenças como pseudociese (gravidez psicológica), hipertrofia mamária felina e estro persistente (cio);

 

• Prevenção de distúrbios testiculares em machos (neoplasias, orquites (inflamação do testículo), epididimites (inflamação do epidídimo), além de auxiliar no tratamento de doenças andrógeno-dependentes como a hiperplasia prostática benigna, prostatite crônica (inflamação da próstata), adenoma e hérnia perineal;

 

• Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia;

 

• Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território.

 

Dentre os inúmeros benefícios da castração, destaca-se também a diminuição da superpopulação pet.

 


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: