Vacinação contra raiva animal continua neste sábado, 12, em Ribeirão Preto
A raiva é uma doença que não tem tratamento e é transmitida a cães e gatos por meio de contato com morcegos contaminados

Vacinação contra raiva animal continua neste sábado, 12, em Ribeirão Preto

São 94 postos de vacinação espalhados pela cidade; expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar 50 mil animais

A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, informa que a campanha anual de vacinação contra raiva animal continua nos próximos sábados do mês de agosto, neste dia 12 e no dia 19, das 8h às 18h, nos postos de vacinação distribuídos por Ribeirão Preto. Os proprietários poderão também levar seus animais de estimação (cães e gatos).

Além da vacinação nos dias referidos, a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde manterá a vacinação, de segunda a sexta-feira, em pontos fixos, até dia 25 de agosto.

Já no período de 5 a 31 de agosto, pessoas com necessidades especiais ou proprietários de seis animais ou mais, poderão ligar na Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, para agendar vacinação domiciliar, que será realizada no mês de setembro.

A vacinação é gratuita e a estimativa é imunizar 50 mil animais até o final da campanha.

A raiva é uma doença que não tem tratamento e é transmitida a cães e gatos por meio de contato com morcegos contaminados. Por isso há necessidade de proteger os animais domésticos, uma vez que a doença pode ser transmitida também ao homem.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Maria Lúcia Biagini, a vacinação é uma medida preventiva e destinada a animais que ainda não foram vacinados. “Se por acaso algum proprietário já tiver dado a vacina e quiser aplicá-la novamente não tem problema. Esta imunização entrará como reforço”, explicou.

O médico veterinário da Divisão de Vigilância Ambiental, José Januário Martin, orienta as pessoas a não tocarem em morcegos, mesmo que estejam mortos. “Pedimos que alertem as crianças e adolescentes para não tocarem em morcegos. Quem ver um morcego, mesmo morto, deve acionar a Divisão de Vigilância Ambiental para que sejam orientados corretamente”. A mesma situação deve ser aplicada para os casos de animais domésticos com comportamentos estranhos.

Confira aqui a lista de postos de vacinação na cidade.


Foto: Pixabay

Compartilhar: