"A desarmonia entre os poderes é uma inconstitucionalidade", declara Temer em Ribeirão Preto 

"A desarmonia entre os poderes é uma inconstitucionalidade", declara Temer em Ribeirão Preto 

Ex-presidente participou de evento para empresários e falou sobre o cenário político atual 

O ex-presidente Michel Temer participou nesta quarta-feira, 9, de um encontro com empresários em Ribeirão Preto. O bate-papo foi fechado e exclusivo para filiados e convidados do grupo Lide de Ribeirão Preto.

Integraram a conversa os empresários Maurílio Biagi e Rui Flávio Chufalo; o presidente da Acirp, Dorival Balbino; e o advogado Marcelo Salomão. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também compareceu. 

Temer comentou o fenômeno observado nos últimos anos de judicialização da política brasileira. Para o ex-presidente, que é professor de Direito Constitucional, a falta de diálogo entre os poderes aponta para um descumprimento da própria Constituição, que prevê a separação dos poderes. "Essa desarmonia é inconstitucional. A harmonia se conduz pelo diálogo entre os poderes"

Como exemplo, Temer citou as reuniões "fora da agenda" que tinha com líderes de partido e membros do Supremo Tribunal Federal (STF), muitas vezes criticada pela imprensa como algo "subterrâneo", segundo ele. "Eu chamei o legislativo para governar comigo", lembrou.

Todavia, ex-presidente argumentou que o STF só tem avançado no campo político porque tem sido "provocado" pelos próprios políticos. "A jurisdição é algo inerte. A jurisdição só funciona se for provocada, diferente do Executivo e do Legislativo. Se o supremo se manifesta em determinadas tarefas é porque foi provocado. E ele é provocado pelo Congresso nacional e os partidos políticos", explicou.

"Terceira via" e "presidencialismo esfarrapado"

Durante o evento o ex-presidente também comentou sobre a possível "terceira via" nas eleições presidenciais. "O que eu constato é que o voto nacional está pulverizado na terceira via. Se tivermos cinco ou seis candidatos nessa terceira via, mantém-se viva a polarização. A terceira via tem que ser uma homenagem ao eleitor", argumentou.

Além das eleições, Temer debateu sobre o modelo presidencialista brasileiro. Defensor do semipresidencialismo, o emedebista afirmou que o presidencialismo no Brasil está "roto e esfarrapado". 

Ele lembrou que, desde a redemocratização, todos os presidentes tiveram pedidos de impeachment protocolado, sendo dois concluídos com a derrubada do chefe do Executivo. 

Rússia x Ucrânia

Questionado pela reportagem da Revide sobre a posição "neutra" do presidente Jair Bolsonaro (PL), Temer declarou que ele deveria ter levado uma mensagem de paz e incisiva contra o conflito armado.

Temer ponderou que viagens oficiais de líderes de estado são acordadas com meses de antecedência e que não seria de bom tom recuar do compromisso em cima da hora. "Ao ir, ele deveria dizer os interesses do Brasil, mas levar uma mensagem de paz", orientou. 


Foto: Cesar Itiberê/PR - Agência Brasil

Compartilhar: