Audiência discutirá possibilidade de aborto para gestantes com zika
Audiência discutirá possibilidade de aborto para gestantes com zika

Audiência discutirá possibilidade de aborto para gestantes com zika

Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discute o tema na manhã desta segunda-feira, 6

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discute na manhã desta segunda-feira, 6, a possibilidade de aborto nos casos de gestantes infectadas pelo zika vírus.

O deputado Flavinho (PSB-SP), que solicitou a audiência, lembra que, atualmente, há duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema: uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) e uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), apresentadas pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). Ele afirma, no entanto, que esse debate não pode ficar restrito ao Poder Judiciário e que precisa ocorrer também no âmbito do Legislativo.

“Entre os mais diversos pedidos [que constam das ações], nos chama a atenção o pedido para que seja permitido o aborto de fetos nos casos em que a mãe tenha sido infectada pelo vírus da zika. Como este é um tema muito importante para a população brasileira, é primordial a realização desta audiência pública com objetivo de ouvir os mais diversos posicionamentos acerca do tema”, disse Flavinho.

Convidados

Foram convidados a procuradora da República do Ministério Público Federal-RJ, Marina Filgueira; o defensor público e presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Joaquim Neto; a presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto, Lenise Garcia; e o presidente da Associação Nacional de Cidadania pela Vida (Adira), José Miranda de Siqueira.

Agência Câmara Notícias


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar: