Autoridades de Ribeirão Preto repercutem a vitória de Donald Trump
Em 2023, Ribeirão Preto exportou R$ 300 milhões em produtos para os Estados Unidos

Autoridades de Ribeirão Preto repercutem a vitória de Donald Trump

Estados Unidos é o principal parceiro econômico do município no exterior

Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos da América na última terça-feira, 6. O Republicano venceu tanto em votos populares quando pelo número de delegados. Ao todo, Trump conquistou 292 delegados e Kamala Harris, dos Democratas, conseguiu 224. Foram 71 milhões de votos em Trump e 67 milhões em Harris.

 

A vitória, permeada por apreensão devido à escalada da radicalização, fez com que autoridades de todo o mundo acrescentassem pedidos de pacificação em suas mensagens parabenizando o novo presidente.

 

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o norte-americano e pediu respeito à democracia. "Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", disse Lula por meio das redes sociais.

 

Políticos de Ribeirão Preto também externaram comentários sobre a vitória. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) ressaltou a relação diplomática entre o Brasil e os EUA. “A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos é mais um exemplo de uma democracia que segue em direção a um processo que valoriza mais a ação do que a apresentação de um programa ou de uma retórica. Respeitamos o processo democrático e torcemos para que o presidente eleito mantenha uma relação diplomática e comercial com o Brasil, buscando o melhor equilíbrio possível entre ambas as partes”.

 

Ricardo Silva (PSD), prefeito eleito também comentou a vitória. “Parabenizo Donald Trump pela vitória nos EUA. Sua campanha reforça valores de soberania nacional, segurança pública e compromisso com economia forte voltada ao desenvolvimento. Como prefeito eleito de Ribeirão Preto, desejo um mandato incrível para os americanos e para o mundo!”.

 

O deputado federal Baleia Rossi (MDB), presidente do MDB e titular da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados parabenizou Trump por seu retorno ao comando dos EUA e reforçou os pedidos por pacificação. "Especialmente por ele ter sido vencedor pelo Colégio Eleitoral, e também pelo voto direto – maior instrumento democrático que existe. [...] Que ele cumpra a promessa de governar para todos, e – verdadeiramente – trabalhe pela paz no mundo. O Brasil sempre foi um aliado e parceiro comercial dos EUA. Que isso seja mantido em benefício das duas nações e em favor do continente americano com um todo", ressaltou o parlamentar.

 

PARCEIRO ECONÔMICO

 

Atualmente, a China é o principal parceiro econômico do Brasil, seguida pelos Estados Unidos. Contudo, para a economia de Ribeirão Preto, os Estados Unidos despontam como o principal comprador. Em 2023, o município exportou 52 milhões de dólares em produtos para os norte-americanos, cerca de R$ 300 milhões na cotação atual. Os dados são do Comex Stat, sistema do governo federal para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro.

 

A balança com os EUA apresenta um leve déficit, com o município importando 51 milhões de dólares em 2023. A mineração, como a venda de estanho e derivados, é o carro-chefe da região no comércio com os americanos. No cenário municipal, a China aparece como o principal mercado para importações, com 81 milhões de dólares vendidos para Ribeirão Preto no último ano.

 

Leia mais:
Ricardo Silva (PSD) anuncia Gabinete de Transição em Ribeirão Preto


Foto: Alan Santos - Agência Brasil

Compartilhar: