Baleia chama discurso de Alvim de "copia e cola da propaganda nazista"

Baleia chama discurso de Alvim de "copia e cola da propaganda nazista"

Ex-secretário especial de Cultura foi exonerado após reproduzir trecho de discurso nazista

O deputado federal e presidente do MDB, Baleia Rossi, assinou uma nota de repúdio contra o ex-secretário especial de Cultura, Roberto Alvim.

Em discurso veiculado nesta quinta-feira, 16, ao divulgar o novo Prêmio Nacional das Artes, Alvim reproduziu um trecho de um discurso de Joeseph Goebbels, ministro da propaganda do governo de Adolf Hitler.

"Repudiamos o infame 'copia e cola' da propaganda nazista produzido pelo secretário especial de Cultura, Roberto Alvim", escreveu Baleia.

A nota, publicada antes da exoneração de Alvim -que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 17 -, solicitava medidas do presidente da República "em nome dos brasileiros de todas raças e credos que combateram o nazismo e fascismo nas fileiras das Forças Expedicionárias Brasileiras".

 "Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência", diz a nota enviada pela Secretaria de Comunicação da Presidência de República à Agência Brasil.

O discurso

"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", disse Alvim no vídeo. Além da frase, a trilha sonora do vídeo era uma composição do maestro Richard Wagner, um dos artistas preferidos de Hitler, segundo historiadores.

Em um pronunciamento, Goebbels havia dito que "a arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada".

Leia mais:
Ribeirãopretano será o novo responsável pela Lei Rouanet no Brasil
 


Foto: Agência Brasil

Compartilhar: