“Bolsonaro é inimigo da Educação”, diz Fernando Haddad em Ribeirão Preto
Fernando Haddad cumpriu agenda no campus da USP de Ribeirão Preto

“Bolsonaro é inimigo da Educação”, diz Fernando Haddad em Ribeirão Preto

Durante agenda no campus da USP, o pré-candidato do PT ao governo do Estado conversou com a reportagem da Revide e criticou corte de R$ 1 bilhão das universidades federais feito pelo presidente

O pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, Fernando Haddad (PT), esteve em cidades da região durante a semana e passou por Ribeirão Preto na última sexta-feira, 10. Em agenda no campus da USP, o petista respondeu a algumas perguntas da reportagem da Revide. Em uma crítica ao corte de R$ 1 bilhão das universidades federais, por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista declarou que o chefe do Executivo federal é “inimigo da Educação”. Em abril, o presidente sancionou o Orçamento com essa redução de verba para as universidades federais,  o que deve afetar bolsas e pesquisas. “Bolsonaro vai ter que repor, senão as universidades não vão chegar no final do ano. Ele não tem justificativa para fazer isso, ele é inimigo da Educação”, afirmou Haddad. O petista ainda disse que o que está em jogo nas eleições deste ano é se “vamos ser uma colônia ou um país soberano”.

Questionado sobre o que um novo governo deve fazer no Estado após 28 anos de mandatos sucessivos do PSDB, o pré-candidato sustentou que é preciso abrir as portas do governo paulista para novas ideias e um novo posicionamento. “Primeiro, precisamos cuidar do desenvolvimento econômico. Nós estamos nos defasando, estamos nos desindustrializando, não estamos trazendo empresas de ponta para cá. Nós devemos unir o poder do Estado, associado às universidades – sobretudo em um Estado onde 40% da produção científica nacional é aqui – e ao setor privado. Com isso, com esses três elementos, vamos constituir um sistema de inovação no Estado de São Paulo, que pode trazer muitas parcerias e empregos de qualidade. Nós temos que pensar na base da pirâmide, com construção civil, Minha Casa Minha Vida, obras de infraestrutura, mas temos que pensar também na economia de amanhã, até porque a automação e a robótica vão substituir trabalhadores continuamente, então temos que estar à frente disso, e não correndo atrás disso”, detalhou.

Haddad também defendeu melhorias nas áreas da Saúde e da Educação. “Sobretudo no interior, as pessoas estão reclamando muito. E trazer mais oportunidades educacionais. Nós temos muito jovem saindo da universidade sem se formar por falta de condições econômicas, o analfabetismo de crianças aumentou 66% e há jovens que não voltaram para o Ensino Médio depois da pandemia, e nós vamos cuidar disso. Na saúde, vamos levar o conceito de Hospital Dia  e de UPA para o interior do Estado”, defendeu o petista.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: