Câmara convoca superintendente da Transerp para sabatina sobre licitação da PróUrbano
Atualmente, não há uma auditoria pública dos valores das passagens de ônibus na cidade

Câmara convoca superintendente da Transerp para sabatina sobre licitação da PróUrbano

Executivo abriu uma demanda buscando por uma empresa que faça a auditoria da bilhetagem do transporte coletivo de Ribeirão Preto

A Câmara dos Vereadores convocou o superintendente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Antônio Carlos de Oliveira Júnior, para uma sabatina a respeito de uma licitação aberta pelo poder público. A convocação foi votada em sessão dessa terça-feira, 12.

O pedido surgiu após a Comissão Parlamentar de Inquérito encontrar irregularidades em uma licitação aberta pela Transerp para a contratação de serviços técnicos especializados em auditoria e apoio à gestão do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público da cidade.

De acordo com o vereador Marcos Papa (Rede), autor da convocação, não há uma auditoria de órgãos da Prefeitura na bilhetagem do transporte público de Ribeirão Preto. Quem realiza a contagem dos valores obtidos com as passagens é o Consórcio PróUrbano.

"A contratação de uma auditoria agora é, no mínimo, suspeita. É um caso escandaloso o poder público de Ribeirão Preto não realizar a auditoria das passagens de ônibus. Sempre valeu a palavra do Consórcio, que afirmou em CPI que o sistema de bilhetagem utilizado era inviolável”, ressaltou o vereador.

Por meio de nota, a Transerp informou que auditoria do sistema de bilhetagem eletrônica é realizada com o objetivo de verificar e garantir a integridade dos registros das transações de todos os veículos a serviço do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. 

"A auditoria é realizada por uma empresa independente com conhecimento específico para tal finalidade. O contrato de concessão prevê que o sistema de bilhetagem eletrônica seja operado pelo Consórcio PróUrbano e não pela Prefeitura Municipal, através da Transerp, a quem cabe supervisionar e fiscalizar, inclusive com auditoria externa.", informa a nota.

A data da sabatina será divulgada após publicação da convocação no Diário Oficial do Município.


Foto: Allan S. Ribeiro/Câmara Ribeirão

Compartilhar: