Câmara de Ribeirão aprova agendamento em bancos durante pandemia de coronavírus

Câmara de Ribeirão aprova agendamento em bancos durante pandemia de coronavírus

Medida visa evitar filas, principalmente, com idosos expostos e sem proteção

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou, na sessão dessa quinta-feira, 9, um projeto de lei que permite o agendamento de atendimentos em bancos durante o período de pandemia do novo coronavírus. A medida irá beneficiar grávidas, idosos e deficientes que terão atendimento prioritário.

Segundo o autor do projeto, o vereador Igor Oliveira (MDB), a ideia para a medida surgiu após ele constatar filas em agências bancárias, principalmente, com idosos o que contraria as determinações da Organização Mundial da Saúde.

"Nós temos atualmente 127 agencias bancárias na cidade. Muitas pessoas não conseguem usar aplicativos para movimentações bancárias e acabam indo até o local. As filas são cruéis. Não há o distanciamento de um metro, quase ninguém usa máscara, não há onde sentar. Isso expõe, inclusive, os bancários” justificou  Oliveira..

No projeto os bancos ficam obrigados a disponibilizar agendamento para atendimento prioritário a idosos, gestantes e deficientes físicos, durante a pandemia do Covid-19. O agendamento será feito pelo telefone, site ou aplicativo do próprio banco.

No caso da impossibilidade do agendamento, a agência bancária deverá disponibilizar horário exclusivo de atendimento para idosos, gestantes e deficientes físicos.

Havendo descumprimento, a multa será de 100 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) por infração, o que corresponde a R$ 2761. O projeto segue para sanção do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).


Foto: Câmara Ribeirão Preto

Compartilhar: