Câmara de Ribeirão aprova proposta para contrato de organização que vai gerir UPA
UPA do Sumarezinho está pronta desde 2016, porém segue fechada por falta de profissionais

Câmara de Ribeirão aprova proposta para contrato de organização que vai gerir UPA

Prefeitura está autorizada a contratar Organização Social para administrar Unidade de Pronto Atendimento do Sumarezinho

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou, na sessão dessa terça-feira, 4, o projeto de Lei da prefeitura que permite a qualificação de uma Organização Social (OS) para fazer a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sumarezinho. A medida é apontada pelo governo como necessária para que o local passe a funcionar, já que permite que sejam contratados profissionais sem a necessidade que tenham vínculo com o município.

A proposta passou no Legislativo por 23 votos a 3. Além disso, recebeu seis emendas dos vereadores, que apontaram que é preciso que o contrato tenha mecanismos de fiscalização da Organização Social que for contratada para fazer a gestão da UPA, localizada na Zona Oeste de Ribeirão Preto. Ela está pronta, mas sem funcionar desde dezembro de 2016, por falta de funcionários para o atendimento à população.

O próprio projeto apresentado pela prefeitura indica mecanismos para que haja intervenção municipal em casos como suspeitas de irregularidade, caso sejam constatadas. O contrato da gestão do município com a Organização Social é válido por dois anos e pode ser renovado.

O projeto que foi encaminhado pelo Executivo e aprovado pelos vereadores propõe que a OS contratada apresente metas de qualidade no atendimento aos pacientes da rede pública e que o governo tenha indicadores que possam avaliar qualitativamente os parâmetros.


Foto: Silvia Morais - Câmara Ribeirão

Compartilhar: