Câmara de Ribeirão Preto vota proposta para revogação de licença de empresas de valores
Pedido do vereador é baseado em tentativa de assalto a transportadora de Ribeirão Preto, no fim de outubro

Câmara de Ribeirão Preto vota proposta para revogação de licença de empresas de valores

Em sessão extraordinária, vereadores analisam mudança de redação na Lei Orgânica do Município

Em sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto vota, nesta quinta-feira, 6, uma proposta de mudança na redação da Lei Orgânica do Município (LOM), que dá direito à Prefeitura revogar a licença, por questões de segurança, de empresas de transporte e guarda de valores que atuam no município.

A proposta é do vereador Elizeu Rocha (PP), que a protocolou no início do mês de novembro, após a tentativa de assalto à transportadora Brink's, na Lagoinha, Zona Leste da cidade, no fim do mês de outubro.

Leia mais:
Com explosões e tiroteio, Ribeirão registra nova tentativa de assalto a transportadora

O texto original da LOM estabelece a possibilidade de revogação de licenças às empresas que desenvolvem atividades prejudiciais à saúde, higiene, bem-estar, meio ambiente, recreação, sossego público e os bons costumes. Rocha pretende que sejam incluídas, também, questões envolvendo segurança.

Ele cita exemplos recentes de assaltos a empresas de valores em Ribeirão Preto. Além da tentativa de roubo à Brink's, em outubro, no ano de 2016 houve um ataque à empresa Prosegur, na Avenida da Saudade, quando foram roubados cerca de R$ 60 milhões.                  

“Não podemos mais contar com a sorte e expor ao risco pessoas inocentes. Um ataque como este da Lagoinha, caso fosse no Santa Cruz [onde também está instalada uma empresa de valores] traria danos irreversíveis e morte de vários inocentes”, disse o vereador, por meio de nota.

No ano passado, o parlamentar havia sugerido à prefeitura que fosse criada uma lei proibindo que empresas do tipo atuassem dentro do perímetro urbano. No entanto, o Governo informou que as empresas de transporte de valores estavam aparadas pela Legislação Federal.

A Associação Brasileira de Empresas Transportadoras de Valores (ABTV) repudiou a emenda do vereador. Por meio de nota, a ABTV disse que a proposta é inconstitucional, pois violaria o direito adquirido das empresas que já se encontram instaladas regularmente na área urbana.

“Além disso, poderá determinar a redução de pagamento de impostos, redução de postos de trabalho, e não irá contribuir para melhoria da segurança da cidade, pois os serviços continuarão sendo realizados. Trata-se de medida eleitoreira e sem nenhuma efetividade prática, que vai contra a economia da cidade”, afirma.

Orçamento

A câmara vota, nesta quinta, também em sessão extraordinária, o orçamento de Ribeirão Preto para o ano de 2019. A Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê a arrecadação de R$ 3,1 bilhões. Os vereadores encaminharam 277 emendas como propostas de gastos para o próximo ano.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: