Câmara discute realização do Carnaval 2022 em Ribeirão Preto
Confira a votação;

Câmara discute realização do Carnaval 2022 em Ribeirão Preto

Indicação de autoria do vereador Elizeu Rocha (PP) orienta suspender a realização de desfiles em 2022

A Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto aprovou, na terça-feira, 16, uma indicação que exige a suspensão dos desfiles, blocos de rua e festejos públicos no carnaval de 2022. A indicação é de autoria do vereador Elizeu Rocha (PP). 

No pedido, o vereador considera a pandemia da Covid-19 como fator para o cancelamento das comemorações. “No Brasil, uma das causas maiores da pandemia foi o pós-carnaval. O que nós vamos comemorar, com mais de 600 mil mortes no país? Será que nós não vamos pensar nessas vidas que perdemos? Será que nós não podemos aguardar um pouco mais para fazer o carnaval? Eventos e eventos, sim, podem fazer. Mas, dentro das suas regras, respeitando os protocolos sanitários, sem nenhum tipo de problema, sem nem um prejuízo para a saúde das pessoas, diferentemente do carnaval”, argumentou.

Durante a sessão , alguns dos vereadores se posicionaram contra a indicação. Entre eles: Ramon Faustino Todas As Vozes (Psol), Duda Hidalgo (PT), Sérgio Zerbinato (PSB) e Lincoln Fernandes (PDT). Além de Elizeu, o vereador André Rondini (Novo) foi o único que discursou a favor da indicação.

“A gente tem um primeiro carnaval após a pandemia com a possibilidade de retomada dos eventos, das festas, dos encontros, do convívio”, declarou Faustino. Além disso, o vereador defendeu as comunidades tradicionais, as manifestações negras e o impacto econômico da festa. 

Em sua fala, a vereadora Duda Hidalgo concordou com Ramon e afirmou que “se fosse realmente para a gente debater, mesmo por uma questão sanitária, a gente deveria debater todos os eventos”. Somado a isso, Duda argumenta que apenas o carnaval foi mencionado, mas que eventos futuros como, Encontro das Tribos e João Rock, já estão programados para o ano que vem.

Em contrapartida, André Rondini, vereador a favor da indicação, disse que o requerimento proposto está sendo prudente. “Não é porque caiu a internação e a contaminação na maioria das cidades que elas não vão voltar”, pontuou.

A indicação foi encaminhada à Prefeitura e será analisada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Indicações não tem força de lei e nem exigem uma resposta do Executivo.

Confira a votação:

Vereadores presentes: 21
Vereadores ausentes: 1
Votos a favor: 9
Votos contra: 8
Abstenções: 1

 


Foto: Câmara Municipal de Ribeirão Preto

Compartilhar: