Comissão da Câmara reduz número de políticos com direito ao foro privilegiado
Proposta de Emenda à Constituição restringe o foro privilegiado somente aos cargos mais altos dos três poderes

Comissão da Câmara reduz número de políticos com direito ao foro privilegiado

PEC segue para aprovação de uma comissão especial, antes do voto final no plenário da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 22, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333 que limita o foro privilegiado aos presidentes da República, vice-presidente, e também aos presidentes da Câmara, Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Um dos parágrafos da emenda propõe que seja retirado o direito ao foro privilegiado, em caso de crimes comuns, dos seguintes cargos; "governadores dos Estados e do Distrito Federal, por desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, por membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios e por membros do Ministério Público da União", além de juízes federais.

A PEC, que já foi aprovada pelo Senado, segue para análise de uma comissão especial antes do voto final no plenário da Câmara. Não há prazo para o cumprimento da tramitação.


 


Raphael Milagres/Câmara dos Deputados

Compartilhar: