Em meio a protesto de servidores, Câmara aprova reposição do prêmio-incentivo
Projeto que faz revisão salarial dos servidores após queda do prêmio-incentivo foi aprovado, desta vez, sem emendas

Em meio a protesto de servidores, Câmara aprova reposição do prêmio-incentivo

Presidente da Câmara, Rodrigo Simões, teve de pedir calma aos manifestantes presentes à sessão

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou o projeto enviado pelo município para reposição salarial dos servidores, por meio do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores, após o apontamento da inconstitucionalidade do prêmio-incentivo pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Em sessão tensa, nesta terça-feira, 12, o projeto foi aprovado sem emendas. As alterações anteriores fizeram a prefeitura vetar a proposta que passou outras vezes pela Casa.

A sessão demorou para começar. Isso porque o presidente da Câmara, Rodrigo Simões (PDT), manteve suspensa enquanto aguardava o envio da proposta pela Prefeitura. Enquanto isso, os servidores protestavam, alegando falta de conhecimento do projeto. Alguns servidores chegaram a pedir a não aprovação da proposta, além de cobrar os vereadores pela derrubada do veto do projeto aprovado na semana passada.

Porém, isso não ocorreu. Primeiro, o plenário aprovou o veto da proposta que foi votada na terça-feira, 5. Após isso, em duas votações, foi aprovada por 16 a 8 votos a proposta enviada pelo Executivo. Isso gerou protestos e reclamações mais acaloradas, que fez o Simões a pedir calma aos servidores.

“Pessoal, vamos manter a calma como sempre mantivemos. Calma, calma. Vamos respeitar os vereadores. Com calma”, pediu o presidente da Câmara. Já o vereador Boni (Rede) levantou a voz e afirmou que a proposta aprovada foi negociada junto com o sindicato na manhã de terça.

“Nós votamos o que o sindicato foi negociar hoje [terça] pela manhã”, declarou Boni que bateu a mão na mesa.

Um dos vereadores contrários à proposta aprovada, Orlando Pesoti (PDT), disse após a votação que o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) transferiu aos vereadores uma responsabilidade que não era deles.

“Infelizmente 2017 foi um ano muito triste para os servidores. Desde quando entrei aqui, eu vejo conflitos com o servidor municipal. Desde fevereiro eles vêm sofrendo e nós aqui aguentando uma bucha que não é nossa. Eu cansei de enfrentar aqui o que o senhor prefeito deveria estar aguentando! Uma classe ganha e outra perde” afirmou Pesoti ao pequeno grupo de servidores que permaneceram na sessão.


Foto: Allan Ribeiro/Câmara Ribeirão

Compartilhar: