Confira o vídeo em que o ministro da Justiça antecipa ação da Lava Jato
Confira o vídeo em que o ministro da Justiça antecipa ação da Lava Jato

Confira o vídeo em que o ministro da Justiça antecipa ação da Lava Jato

Alexandre Moraes teve de responder ao presidente Michel Temer sobre a declaração, e deputados da posição cobram afastamento dele do cargo

A fala do Ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que no último domingo, 25, em caminhada junto com candidatos do PSDB em Ribeirão Preto, disse que “esta semana teria mais novidades sobre a Lava Jato”, não agradou ao presidente Michel Temer (PMDB), de acordo com jornalistas que cobrem o dia a dia da Presidência da República, em Brasília.

A “escapulida” de Moraes ocorreu em um encontro com militantes do Grupo Brasil Limpo, próximo do Novo Mercadão, no Jardim Nova Aliança. Interpelado por um homem sobre a continuação da Operação Lava Jato, a qual ele diz que o grupo apoia, o ministro respondeu:

“Pode ficar sossegado. Nós estamos dando apoio total a Lava Jato. Tanto que falam, falam, e você vê que quinta teve uma, sexta teve outra. Essa semana vai ter mais. Podem ficar tranquilos”, afirmou Moraes. Confira no vídeo abaixo.
 

A indisposição em Brasília surgiu, pois é esperado que a Lava Jato seja uma operação autônoma da Polícia Federal, da 13ª Vara de Curitiba, e do Ministério Público Federal, sem qualquer interferência política, e com a fala, a oposição do governo Temer aponta que há interferência política. Além disso, um dia depois da frase do ministro, o ex-prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Palocci Filho, foi detido por agentes da PF, em mais uma fase da Lava Jato.

Na segunda-feira, 26, deputados federais entregaram a Procuradoria-geral da República uma representação pedindo o afastamento de Alexandre do cargo.

No domingo mesmo, horas após o vídeo, o Ministério da Justiça divulgou uma nota afirmando que a resposta foi dada em razão dos questionamentos sobre a continuação da Lava Jato, e que não é informado com antecedência sobre as operações.

“A PF vem tendo apoio total e em quase todas as semanas houve operação e, certamente, continuariam nesta semana, na próxima e enquanto houver necessidade. O ministro Alexandre de Moraes novamente deu essa garantia e afirmou que as pessoas lembrariam desse compromisso com a continuidade da atuação independente da Polícia Federal", completa o documento.

 


Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Compartilhar: