Conselheiro denuncia ‘abandono’ de ultrassom

Conselheiro denuncia ‘abandono’ de ultrassom

Membro do Conselho Municipal de Saúde diz que equipamento está trancado em sala do NGA e não funciona por falta de técnico que o opere

O presidente da Comissão de Finanças do Conselho Municipal de Saúde, Elizeu Rocha, divulgou um vídeo de pouco mais de dois minutos, em seu perfil no Facebook, onde denuncia o “abandono” de um aparelho de ultrassonografia instalado no Núcleo de Gestão Assistencial, unidade especializada da saúde que funciona na rua Minas, 895.

De acordo com a denúncia a sala onde está o equipamento fica trancada, porque não há técnico contratado para operar o aparelho. O denunciante sugere, no vídeo, que se reduza o número de funcionários do gabinete da prefeita Dárcy Vera (PSD) para que a Prefeitura possa contratar técnicos que operem o equipamento.

 

Denuncia! Enquanto pacientes aguardam na fila por exame o Aparelho de Ultra-Som está trancado em sala no NGA. É o Cumulo!

Posted by Elizeu Rocha on Terça, 10 de novembro de 2015


“Faz tempo que este aparelho está lá sem funcionar. Até já escrevi um ofício com pedido de explicações para enviar à Secretaria municipal da Saúde”, afirma Elizeu. “É um absurdo que o aparelho esteja lá na sala, pronto para ser utilizado enquanto há fila de espera para realização de exames”, diz.

Nas eleições de 2012, Elizeu Rocha foi candidato a vereador pelo PP, partido que integrou a coligação que reelegeu a prefeita Dárcy Vera (PSD) e o vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB), mas como conselheiro sempre denuncia o que considera irregular na saúde. Ele foi o 32º candidato mais votado, com 2.202 votos e é o primeiro suplente do PP.

“Sou filiado e sou pré-candidato a vereador sim, mas isso não faz com que eu pare de denunciar o que vejo de errado. Já denunciei várias outras irregularidades, como o Leva e Traz da Saúde, a compra de lanches por valor maior que o de mercado”, garante Elizeu. E assegura que seu trabalho voluntário na saúde também vai continuar.

Nas distritais

Em nota, a Prefeitura admite que o equipamento está mesmo inutilizado por falta de médico. Mas assegura que o atendimento é feito em outros locais. Veja a íntegra da nota.

"Hoje, a rede municipal de saúde conta com aparelho de ultrassom nas UBDS (Unidades Básicas Distritais de Saúde) da Vila Virgínia, Quintino e NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) da rua Minas. O município também conta com convênios com laboratórios de realizam o exame de acordo com as necessidades do serviço.

No caso, especifico do equipamento instalado no NGA informamos que o médico que realizava os exames não pertence mais ao quadro de servidores da rede municipal. A Secretaria da Saúde já está buscando entre os médicos da rede um profissional que tenha especialização na área para operar o equipamento.

Esclarecemos ainda que os pacientes em casos de urgência e emergência são encaminhados imediatamente para um dos serviços credenciados ou, quando necessário, para os hospitais conveniados SUS.

Hoje o tempo médio para agendamento do referido exame varia de 30 a 45 dias. No entanto, ressaltamos que tanto nos serviços conveniados quanto na rede municipal a média de abstenção no dia dos exames chega à marca dos 30%.

Todas as gestantes, que realizam o pré-natal na Rede Municipal, realizam no mínimo 03 exames de ultrassom, garantindo o acompanhamento da evolução do feto.

Não há demanda reprimida do exame na rede. Todos os pacientes são atendidos".

Revide On-line
Guto Silveira
Fotos e vídeo: divulgação

Compartilhar: