CPI quer auditoria para analisar contrato do transporte público de Ribeirão Preto
Vereadores pedem que administração municipal aumente fiscalização sobre transporte público em Ribeirão Preto

CPI quer auditoria para analisar contrato do transporte público de Ribeirão Preto

Comissão que acompanha execução de contrato do transporte coletivo diz que acordo tem sido descumprido

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Ribeirão Preto que acompanha a execução do contrato de transporte coletivo do município pediu que o Legislativo contrate uma auditoria para analisar se o Consórcio ProUrbano tem cumprido todas as cláusulas do contrato junto à prefeitura.

O vereador Marcos Papa (Rede), presidente da comissão, acredita que o acordo não tem sido cumprido, e pediu mais agilidade do município para averiguação desta situação. “É a hora de a Câmara Municipal ter opinião própria. A auditoria vai beneficiar a população como um todo. Eu entendo que a Câmara tem que ser cuidadosa. Porém, eu entendo que o Consórcio não tem cumprido o acordo”, declarou.

O relator da CPI, Paulo Modas (Pros), afirmou que o relatório da comissão sugere que a Prefeitura de Ribeirão Preto intensifique a fiscalização sobre o contrato e, caso seja averiguado que ele tem sido descumprido, o município deve romper o acordo, que completa cinco anos em 2018.

“Realmente, foi onerado os cofres públicos, mas precisa ser devolvido à população de Ribeirão Preto. O entendimento deste relator sugere cautela, responsabilidade e maior rigor da fiscalização do contrato, reiterando descumprimento pelo ProUrbano. Existem meios efetivos para acertar o rumo e a forma do cumprimento deste contrato. Caso ocorram novos descumprimentos, não se deve descartar a possibilidade do rompimento drástico do contrato”, disse Modas.

Os membros da CPI defendem que a tarifa do transporte público em Ribeirão Preto seja reduzida em até 10%, ao invés de ser aumentada. O reajuste das tarifas em Ribeirão Preto ocorre no mês de julho. No entanto, o município ainda não anunciou o valor que será praticado a partir do sétimo mês de 2018.

Em nota, o Consórcio ProUrbano informou que está rigorosamente em dia com suas obrigações contratuais e ainda não tem conhecimento do relatório.


Notícia alterada às 16h40 de 13 de julho de 2018 para acréscimo de informações.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: