Dárcy Vera diz que dinheiro foi devolvido para município não perder recursos
MPF acusa Dárcy Vera de improbidade administrativa por não cobrar comprovação de gastos com a Stock Car

Dárcy Vera diz que dinheiro foi devolvido para município não perder recursos

A ex-prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera prestou depoimento nesta sexta-feira, 19, na Justiça Federal da cidade

A ex-prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera afirmou que o objetivo de fazer a divulgação do nome do município foi concretizado com a realização da Stock Car. A ex-prefeita prestou depoimento no Fórum da Justiça Federal de Ribeirão Preto na tarde desta sexta-feira, 19, e negou irregularidade na aplicação de recursos provenientes do Ministério do Turismo.

Dárcy prestou depoimento após as testemunhas arroladas no processo falarem, que foi o caso do ex-subsecretário Nacional de Planejamento do Ministério do Turismo, Rubens Portugal; o ex-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Tadeu Correia Pinteiro; e do ex-secretário de Administração de Ribeirão Preto, Marco Antonio dos Santos.

As três oitivas foram breves, e cada testemunha apenas falou sobre sua função na ocasião em que foi assinado o convênio para liberação de recursos para divulgação da cidade – outras quatro testemunhas foram dispensadas, pois o Ministério Público Federal (MPF) afirmou que acrescentaria pouco ao juízo, já que as principais provas do processo são documentais, e não de testemunho.

O MPF afirma que a Prefeitura repassou a quantia de R$ 2,2 milhões para a CBA sem a comprovação de que o dinheiro foi gasto de maneira como havia sido planejada, e por isso, o MPF acusa Dárcy Vera de ter cometido improbidade administrativa, e que o município haveria “confessado” a culpa ao devolver o valor, diretamente dos cofres da cidade quando foi constatado que havia irregularidades, após a abertura de sindicância.

Dárcy Vera negou que tenha cometido irregularidades, e afirmou que não poderia fazer muita coisa na situação, pois confiou na palavra dos técnicos da Prefeitura ao assinar o acordo para trazer a prova da Stock Car para Ribeirão Preto.

“Me vejo numa situação que não foi eu que provocou. Eu confiei em técnicos. Não cabe a você, que senta na cadeira de prefeito de ir pegar a fita e medir se tudo está correto. São 10 mil servidores. Meu único objetivo foi promover Ribeirão Preto, e isso aconteceu. Se houve falha, posso garantir que eu não era a técnica responsável”, declarou a ex-prefeita.

Fiz o que pude para divulgar Ribeirão Preto

Ao longo do depoimento, Dárcy Vera disse que a iniciativa de devolver o dinheiro para o Ministério do Turismo foi passada pela equipe jurídica da Prefeitura para que Ribeirão Preto não fosse prejudicado em repasses no futuro, como do Ministério da Saúde e das Cidades, por exemplo.

Entretanto, ela garante que os objetivos almejados com a vinda da prova da Stock Car foram alcançados. “Gostaria de dizer que não existem duas Indy’s, só uma. Não existe duas Stock Car, apenas uma. Não existem duas Fifa’s, existe só uma. Então, não tem como trazer a Stock Car para Ribeirão Preto sem conversar com a CBA. Com esse evento, Ribeirão Preto mostrou que pode concorrer com qualquer capital para realizar grandes eventos”, concluiu a ex-prefeita.

A advogada que defende Dárcy Vera, Maria Cláudia de Seixas, declarou que o depoimento da ex-prefeita ficou dentro da realidade e dos fatos. Já o Ministério Público Federal não quis se manifestar à imprensa ao término do depoimento.

Agora, o processo entra em fase final. A Justiça determinou que o MPF e a defesa da ex-prefeita tenham quatro dias para apresentar as alegações finais. A expectativa que a sentença saia nos próximos meses.

Confira o vídeo da audiência do processo abaixo: 


Foto: reprodução

Compartilhar: