Deputados e vereadores correm atrás de verbas para o HC de Ribeirão Preto
Após anúncio de fechamento de 130 leitos, políticos de todas as esferas buscam uma solução para o problema

Deputados e vereadores correm atrás de verbas para o HC de Ribeirão Preto

Veja o que mais foi discutido na Câmara de Ribeirão Preto de terça-feira, 18

A possibilidade do fechamento de 130 leitos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto fez com que deputados e vereadores da cidade corressem atrás de soluções para o problema. 

A disputa entre os políticos da cidade pôde ser vista durante a sessão desta terça-feira, 18, na Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto. O primeiro a comentar a situação, foi o vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB). "[Rafael Silva] foi o único que até agora me deu uma resposta favorável", disse Scandiuzzi .

Em nota, o deputado estadual Rafael Silva  (PSB) informou que já enviou ofício ao secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, questionando a falta de servidores e o fechamento dos leitos.

Para o parlamentar, as contratações precisam ser feitas imediatamente. “Assim que um profissional deixar o hospital, seja por motivo de aposentadoria, seja por qualquer razão, outro servidor precisa ser contratado em seguida para aquela função, como acontecia até 2015, segundo dados do próprio HC”, ressaltou o deputado.

Enquanto ainda falava sobre o deputado Rafael Silva, Scandiuzzi foi interrompido pelo vereador Igor Oliveira (MDB). "Não sei se o senhor entrou em contato com o gabinete do Léo Oliveira. Em contato com o deputado Baleia [Rossi], soube que os dois deputados trabalham de forma simultânea para buscarem melhorias para o HC", declarou Oliveira.

Além deles, Ricardo Silva (PSB), recém empossado deputado federal, também entrou em cena. Na tarde desta terça-feira, o deputado se reuniu com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para abordar a situação do HC de Ribeirão.

Segundo Silva, o ministro já se colocou à disposição e abriu a agenda para receber, o mais breve possível, toda a direção do HC. A data da reunião deve ser marcada nos próximos dias.

Diz que me disse

Vereadores não se deram por satisfeitos com o discurso do secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, sobre os prazos de entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, a UPA do Sumarezinho. Recentemente, a Prefeitura abriu uma licitação no valor de R$ 2,2 milhões para novos reparos técnicos no local.

Ao responder os vereadores, no último dia 13 de fevereiro, Scarpelini disse que sempre mencionou os problemas técnicos no local. "Ou eu tenho problema de comunicação ou a memória das pessoas e do vereador não está muito boa. Eu sempre deixei claro que essa obra tinha problemas e falei isso reiteradamente para a mídia em todas as vezes que eu falei dessa UPA".

Na ocasião, o secretário comentou que ficou sabendo dos problemas em fevereiro de 2017. Scarpelini explicou que, em 2019, não havia previsão de dotação orçamentária para o custeio da estrutura do hospital, por isso, o reparo não foi realizado naquela ocasião.

"Se fizesse a reforma logo depois do Finisa, eu acabaria fazendo uma reforma que ficaria um ano e meio parado e iria acabar deteriorando. Então nós deixamos para sincronizar com a dotação orçamentária desse ano", disse o secretário.

Porém, o vereador Alessandro Maraca (MDB) enviou um vídeo ao Portal Revide no qual Scarpelini, durante uma entrevista no programa Mentoria 2020 da TV Thathi, em setembro de 2018, afirmou que a UPA já estava pronta. Faltando, apenas, a aprovação do projeto da Organização Social que iria gerir o hospital para que começasse a funcionar. O que, segundo o vereador, desmente o que foi dito em plenário.

"PSDTB"

O presidente da Câmara, o vereador Lincoln Fernandes (PDT), ao chamar o líder do partido na Câmara, Rodrigo Simões (PDT), fez um trocadilho com o nome do partido, dando uma prévia da migração do colega para o PSDB.

"Pela liderança do PSDTB, vereador Rodrigo Simões", brincou. Simões subiu na tribuna segurando o riso.

Ribeirão-Bonfim

Foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de lei da Prefeitura que cria contribuição de melhoria em decorrência da ampliação da Avenida Professor João Fiúsa, na Zona Sul da cidade. 

Com isso, a ampliação deverá ligar o Jardim Olhos D’Água, na Zona Sul da cidade, até a região da Reserva Santa Luísa e o Condomínio Siena, no distrito de Bonfim Paulista.

Após a execução da avenida, a Prefeitura realizará uma nova avaliação nos imóveis a fim de calcular valorização de cada residência. A contribuição de melhoria será cobrada com base em um cálculo levando em consideração o valor da obra e a taxa de valorização de cada imóvel. 

Atualmente, o local ainda possui poucos imóveis construídos. Parte da área ainda será utilizada para a construção de condomínios. 

Animais na saúde

Com maioria absoluta, foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Igor Oliveira (MDB), que dispõe sobre o ingresso de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos e privados, para visitação de pacientes internados.


Foto: Câmara Ribeirão Preto

Compartilhar: