Deu na TV 4: ‘Novidade’ no tapa-buracos e escola de tempo integral

Deu na TV 4: ‘Novidade’ no tapa-buracos e escola de tempo integral

Candidato do PCdoB diz encontrar boas ideias na população; petebista cobra gerenciamento para resolver os problemas de saúde

No programa eleitoral desta terça-feira, 30,o quarto dia de aparição dos candidatos a prefeito na TV, o candidato do PCdoB à prefeitura Wagner Rodrigues abriu a programação defendendo a diálogo com a população na busca de boas ideias.

“Eu ando ouvindo ideias tão criativas, tão boas, que me pergunto: por que isso ainda não foi feito? E essa incapacidade do governo em ouvir as pessoas, faz Ribeirão Preto conviver com os problemas antigos”, disse o candidato do PCdoB.

Também afirmou que para a solução dos problemas buscará apoio da comunidade acadêmica. “Aqui nenhuma solução nasce pronta enquanto eu não ouvir você”. O candidato ainda utilizou um depoimento do conhecido advogado tributarista Brasil Salomão, um dos fundadores do PT na cidade, em que declara seu voto em Wagner.

Educação com 15 creches

Na sequência do programa, o candidato tucano Duarte Nogueira disse que quer ser o prefeito da educação desde o primeiro dia de governo e que começará a implantar a jornada de tempo integral na rede municipal de ensino, primeiramente para os mais necessitados até levar para toda a rede. “Jornada em tempo integral é tranquilidade para os pais e segurança para nossas crianças”.

Nogueira voltou a falar das obras do governo estadual na cidade e mostrou depoimentos de supostos eleitores. Ainda reafirmou promessa de construir três Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), para realização de exames. Na educação, se comprometeu a construir 15 novas creches, sendo uma em Bonfim Paulista. Não explicou, no entanto, como a administração conseguirá incluir no orçamento a manutenção do funcionamento das novas unidades.

O programa de Hermenegildo (PSOL) continua fora do programa eleitoral gratuito.

“Novidade” no tapa-buraco

Ricardo Silva foi a São Paulo para gravar o que ele chamou de “novidade” no serviço de tapa-buraco. Lá ele gravou com um engenheiro especializado em asfalto e mostrou que o trabalho inclui um recorte da área afetada, para que o reparo tenha maior durabilidade. Apesar de ele considerar esta uma "ideia nova", em várias cidades a prática é adotada. Até em Ribeirão Preto, em alguns casos.

Antes das imagens em São Paulo, no entanto, o candidato mostrou cenas de veículos passando por buracos e disse que "se tem uma coisa que é unanimidade em Ribeirão é buraco". “Tem buraco em todas as ruas e em todas as avenidas”. Também apontou que o serviço feito pela Prefeitura dura um mês ou algumas horas de chuva.

Filmando com um celular (mas ele disse ter levado uma equipe de TV a São Paulo), Ricardo conseguiu um bom resultado para mostrar a própria imagem e a de outras pessoas, com um áudio pouco eficiente. O candidato entrevistou o engenheiro Maurício Gorayeb, que explicou as etapas a serem cumpridas, para aumentar a durabilidade do serviço realizado.

Programas curtos

Fábio Zan (Rede) repetiu o programa em que fala de ética. O programa de Alexandre Sousa (PTdoB) também reprisou o áudio de Fernando Chiarelli sobre a própria prisão.

Juiz prefeito

O programa de Gandini (PSB) mostrou um pouco mais de sua biografia ao dizer que começou a trabalhar aos sete anos de idade e que chegou a Ribeirão Preto há 30 anos, onde, como juiz, combateu injustiças e lutou pelos mais carentes e conseguiu moradia digna para mais de 3 mil famílias.

“Tenho doado a minha vida para melhorar a vida de outras pessoas. Não fiz carreira política. Minha carreira tem sido ajudar o povo. Quem disse que um garoto da periferia não pode ser juiz? Quem falou que um juiz não pode ser o melhor prefeito de Ribeirão”, disse. Gandini, com apenas 43 segundos na TV, não apresentou, no programa, propostas objetivas de governo.

Voto verde

Edmur Manfrin, candidato a prefeito pelo Partido Verde, começou o programa propagando “boas energias”, para em seguida dizer que Ribeirão Preto é como uma linda moça e, como tal, deve ser cuidada. “Em nosso plano, temos diretrizes para resolver todos os problemas. Valorize seu voto. Voto 43, vote PV”. Com o tempo curto, também ainda não conseguiu mostrar propostas.

Gerenciamento na saúde

Rodrigo Camargo, candidato do PTB a prefeito, iniciou seu programa dizendo ter solução para a saúde e citou um software desenvolvido pela Fipase de Ribeirão Preto – mantida pela prefeitura – para gerenciar unidades de saúde e que está em teste no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“Criado em Ribeirão e testado em São Paulo. Por que não testamos? Por que não testamos no hospital Santa Lydia e nas unidades de saúde do município? Ribeirão já tem a solução dos seus problemas, basta gerenciamento. Basta ter um prefeito de verdade”, argumentou.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: