Deu na TV 8: discussão de saúde e tom mais elevado entre os candidatos

Deu na TV 8: discussão de saúde e tom mais elevado entre os candidatos

A mais recente propaganda eleitoral mais uma vez divulga projetos na saúde como destaque das campanhas

O tom da conversa começa a subir no programa eleitoral na disputa pela Prefeitura de Ribeirão Preto. Desta vez, os adversários trocam farpas com relação a propostas apresentadas para gerir a saúde no município. Enquanto Duarte Nogueira (PSDB) questiona a eficácia de uma das propostas apresentadas por Ricardo Silva (PDT), o vereador rebate com pergunta sobre o AME, proposta pelo tucano.

Alexandre Souza (PT do B), mais uma vez soltou um áudio de que seria Fernando Chiarelli, que foi pré-candidato do partido para a disputa, discordando do motivo da prisão dele pela Polícia Federal, por ofensas contra adversários, agora parecendo se encaixar com o momento em que a política municipal vive, em meio à Operação Sevandija.

Em seguida, foi ao ar o programa do juiz aposentado João Gandini (PSB), em que em uma espécie de talkshow, um eleitor pergunta para ele quais a semelhanças do candidato com o juiz Sérgio Moro, em razão da profissão de ambos. Gandini responde que a semelhança entre os juízes é de “passar o país a limpo”, e que ele quer ser para Ribeirão o que “Sérgio Moro é para o Brasil”.

Após Gandini foi a vez do programa de Edmur Manfrim (PV), que mais uma vez veiculou uma peça em que diz que Ribeirão Preto precisa de cuidados especiais, que são abordados pelo programa de governo de sua campanha. Já Rodrigo Camargo (PTB), está na mesma linha, de pedir “cuidado para Ribeirão”.

O petebista disse que uma das soluções é o aproveitamento da tecnologia desenvolvida no município para resolver problemas no atendimento da saúde. “Porque não testamos nas unidades de saúde de nosso município. Ribeirão já tem a solução para seus problemas. Basta gerenciamento. Basta ter um prefeito de verdade”, afirmou.

Enquanto isso, Wagner Rodrigues (PC do B), prometeu mapear o déficit habitacional em Ribeirão Preto em apenas 90 dias, e criticou a eficiência na Cohab. E afirmou que imóveis do município, estado e da União que se encontram vazios, é o suficiente para tirar as pessoas do pagamento do aluguel.

Nogueira já começou o programa prometendo a construção de três AME’s, que são os Ambulatórios Médicos de Especialidades. Ele mostrou o funcionamento do serviço em Franca, onde a prefeitura é governada pelo PSDB, mesmo partido de Nogueira e de Geraldo Alckmin, governador do Estado.

“É um programa de saúde que existe, funciona e é aprovado pela população”, disse o candidato, que cutucou as propostas para saúde dos adversários. Após, foi a vez de Doutor Hermenegildo de Martin (Psol), que estava sumido nos outros programas.

Em seus poucos segundos no ar, a candidato prometeu o pagamento progressivo do IPTU, no qual os mais pobres pagariam menos imposto, e os mais ricos mais. O programa foi interrompido bruscamente, com a entrada de uma pergunta:

“Perguntar, não ofende”, que faz parte do programa eleitoral de Ricardo Silva. Porém, nestes segundos iniciais, uma pessoa mais desatenta não perceberia que a peça do pedetista já havia começado, pois não há menção alguma do candidato, apenas o questionamento a Nogueira, do motivo dele não ter feito nenhum pedido ao Governo do estado para instalação de um AME em Ribeirão Preto.

Após o questionamento, Ricardo Silva propõe que o município invista na prevenção de doenças, e por isso apontou a campanha para o programa Saúde da Família.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: