"Ele se constrói em cima de discursos vazios e preconceituosos", diz manifestante que atirou ovo em Bolsonaro
Ação de Gabrielle em cafeteria do Centro de Ribeirão Preto foi filmada e chegou ao noticiário nacional

"Ele se constrói em cima de discursos vazios e preconceituosos", diz manifestante que atirou ovo em Bolsonaro

Em entrevista exclusiva ao Portal Revide, Gabrielle Van Pelt afirma que ato contra o deputado não foi planejado; ele registrou Boletim de Ocorrência

Alana Gabrielle Van Pelt, 23, vive em Ribeirão Preto, faz cursinho pré-vestibular e pretende estudar Ciências Sociais. Ficou conhecida nacionalmente após, na última quinta-feira, 17, atirar um ovo contra o deputado federal Jair Messias Bolsonaro em visita do deputado a Ribeirão Preto. O episódio aconteceu em uma cafeteria no Centro da cidade. Veja o vídeo.

De acordo com Gabrielle, que faz parte da organização União Juventude Socialista (UJS), nada foi planejado, pois ela soube da visita do deputado à cidade uma hora antes. "Foi tudo em cima da hora, sem organização. Estava indo encontrar uns amigos", comenta. Quando questionada sobre o motivo, ela diz que Bolsonaro é a síntese do atraso político. "Ele se constrói em cima de discursos vazios e preconceituosos, e isso é muito perigoso", conclui.

Gabrielle afirma que, após o ataque, foi agredida e jogada no chão pelos assessores e seguranças do deputado. Também de acordo com ela, a Polícia Militar teria feito uso desproporcional de força para detê-la. Gabrielle diz que irá processar aqueles que a agrediram. Já Bolsonaro registrou um boletim de ocorrência por injúria.

O dia seguinte

Gabrielle se diz surpresa com a repercussão do caso e afirma que sua vida está uma loucura. "Eu não imaginava que iria correr tantos nas redes", conta. "Tenho recebido muitos elogios, mas também recebo muitas mensagens violentas e ameaças", continua. Familiares e amigos também estão recebendo mensagens agressivas. E sobre o boato de que ela seria portadora do vírus HIV, transmitindo a doença propositalmente a outras pessoas, Gabrielle diz não se importar. Tudo isso, ela diz, só lhe dá a certeza de que é preciso denunciar cada vez mais os discursos preconceituosos. "Inventaram até que eu mantinha um caso com a filha da deputada Maria do Rosário", comenta.

As advogadas de Gabrielle solicitaram proteção do Ministério Público, porque as ameaças estão saindo das redes, mas até o momento ela tem evitado sair às ruas.


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: