Eleições 2020: Portal Revide entrevista o candidato Gérsio Baptista (PMN)

Eleições 2020: Portal Revide entrevista o candidato Gérsio Baptista (PMN)

Candidato do PMN pretende rever as políticas de incentivo ao empreendedorismo em Ribeirão Preto

Nesta sexta-feira, 23, o Portal Revide entrevista o candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, Gérsio Baptista (PMN).  Baptista, de 64 anos, é nascido em Araraquara e se mudou há cinco anos para Ribeirão Preto. Durante 17 anos, atuou como ferroviário no interior e no litoral de São Paulo. Atualmente, o candidato mantém um escritório de consultoria com foco em negócios. O candidato a vice-prefeito na chapa será o engenheiro Marcos Silveira (PMN).

Essa será a segunda eleição de Baptista. Em 2018, ele se candidatou para o cargo de deputado federal, mas teve a candidatura impugnada. A mais recente atualização do Tribunal Superior Eleitoral, de quarta-feira, 21, mostra que a candidatura de Baptista para a Prefeitura foi impugnada

Segundo decisão, do juiz Lúcio Alberto Eneas da Silva Ferreira, da da 108ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, a candidatura de Baptista foi impugnada porque a prestação de contas nas eleições de 2018 ainda não foram julgadas. 

Procurado, o candidato afirmou que já prepara um recurso contra a decisão. "Já está sendo providenciado um recurso. Vou para cima", garantiu.

Mesmo antes da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, os cofres municipais já estimavam um déficit para 2021. Situação que se agravou durante a pandemia. Quais medidas o senhor pretende tomar para reduzir esse déficit e ampliar a margem para investimentos?

BAPTISTA: Pretendo rever os contratos e os gastos da Prefeitura. Concomitante, rever as políticas de incentivo ao empreendedorismo e formas de atratividade de negócios para geração de trabalho, emprego e renda em nossa cidade. Tendo como foco negócios que orbitam setores como agronegócio, saúde e biotecnologia, construção civil, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação.

Ribeirão Preto tem uma população de cerca de 1 mil pessoas em situação de rua, o que inclui pessoas sem teto, usuários de drogas e portadores de deficiências físicas e mentais. Qual a proposta do candidato para solucionar esse problema?

BAPTISTA: O espaço público é onde as pessoas vivem, constroem seus projetos de vida e se ajudam no desenvolvimento de suas identidades. Algumas instituições têm ótimas habilidades na construção de projetos, de ações que contribuem para o desenvolvimento e para a qualidade de vida do cidadão. Na minha administração, a prefeitura trabalhará com Instituições, com a finalidade de construirmos políticas públicas para o desenvolvimento social, educacional e cultural.

Segundo dados da Secretaria de Segurança do Governo do Estado, até agosto deste ano foram registrados 4,6 mil furtos e 1,2 mil roubos em Ribeirão Preto. Quais ações o governo municipal poderia tomar para conter essa criminalidade?

BAPTISTA: Na minha gestão pretendo fortalecer a Guarda Municipal. Pretendo trazer inovações para o fortalecimento dos Agentes de Segurança, proporcionando condições de uma atuação efetiva, utilizando de ferramentas tecnológicas para o gerenciamento do espaço público, urbano e rural

A rede municipal de ensino enfrenta uma fila de espera para a vaga em creches. Quais são os planos do senhor para reduzir essa fila?

BAPTISTA: As creches são fundamentais para a saúde e a segurança das famílias. A família é o nosso alicerce e não mediremos esforços para aumentar o número de creches, afinal, creches, escolas e entidades sociais demandam serviços e produtos básicos que geram oportunidades trabalho e emprego num ciclo virtuoso.

Em Ribeirão Preto, apenas 23% da população é atendida pela Estratégia Saúde da Família, um dos pilares da Atenção Básica do SUS. Quais são as propostas do senhor para ampliar esse atendimento?

BAPTISTA: Na minha gestão vamos intensificar a Atenção Básica à Saúde da Família. Vamos promover tecnologias para atendimento ao cidadão, bem como, tecnologias para o monitoramento e o controle de pragas e vetores de doenças que comprometem a saúde do cidadão.

Quais medidas o senhor pretende tomar para reduzir a fila de espera para atendimentos especializados?

BAPTISTA: Conforme já comentado, pretendo inserir “tecnologias” para atendimento ao cidadão. Acredito que seja necessário organizar o fluxo, classificar os riscos de maneira que o cidadão que não esteja em situação crítica seja encaminhado para consultas eletivas, otimizando o atendimento emergencial. A pandemia acelerou a inserção de tecnologia em todos os setores. Na saúde, o uso de aplicativos possibilita a confecção de prontuários eletrônicos, bem como, a gestão de leitos.

No último ano, o funcionalismo público em Ribeirão Preto não obteve um reajuste relativo à inflação. O Sindicato dos Servidores fala em perdas salariais por conta disso. Em seu governo, o reajuste ou aumento real de salário dos servidores entraria em pauta?

BAPTISTA: O momento exige sacrifício de toda a população brasileira e não deve ser diferente para o funcionalismo público que pode começar dando exemplo de compreensão. Com a pandemia, o desemprego alcançou patamares elevados e parcela da população está demandando itens básicos de alimentação, vestuário, remédios, entre outros, que devem ser priorizados em curto prazo. A recuperação de atividades empresariais em nossa cidade será uma das prioridades para assim assegurar a geração de emprego e de trabalho.


Foto: Divulgação

Compartilhar: