Em RP, eventos com mais de 200 pessoas terão de ter segurança privada
Projeto, elaborado pelo vereador Orlando Pesoti, foi aprovado pela Câmara em setembro

Em RP, eventos com mais de 200 pessoas terão de ter segurança privada

Lei obriga ao menos dois vigilantes para cada duas centenas de pessoas no público

A Prefeitura de Ribeirão Preto sancionou nesta segunda-feira, 9, uma lei que determina que organizadores de eventos com mais de 200 pessoas sejam obrigados a contratar serviços de segurança privada. A legislação foi proposta pelo Vereador Orlando Pesoti (PDT), e foi aprovada na Câmara em setembro.

A nova lei regulamenta atividades de diversos tipos, como feiras, exposições, shows, festas, bailes, casas noturnas, atividades circenses e parque de diversões, por exemplo, e ainda determina que, nos eventos que abrigarem mais de 3 mil pessoas, a empresa contratada para realizar os serviços de segurança deverá apresentar comprovantes de que os vigilantes são capacitados para atuar no espaço de tal dimensão.

O texto ainda aponta que será preciso obedecer a proporção de dois vigilantes para cada 200 pessoas no público.

A organizadora do evento deverá apresentar documentos que comprovem a contratação da segurança junto ao município na solicitação do alvará que permite a realização. O descumprimento da lei leva a multa de R$ 5 mil.

Ao sancionar o projeto, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), disse que a nova legislação diminuirá incidentes em eventos. “Ribeirão Preto dá um passo importante para organizar seus eventos com mais segurança e transparência”, comentou Nogueira.


Foto: Leandro Martins/ Milenar

Compartilhar: