Fachin transfere pedido de abertura de inquérito de Nogueira para SP
Fachin transfere pedido de abertura de inquérito de Nogueira para SP

Fachin transfere pedido de abertura de inquérito de Nogueira para SP

Ministro do STF considerou que corte não tem competência para abrir apuração

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), teve o  seu pedido de abertura de inquérito para investigação de suposto recebimento de dinheiro não declarado por parte da Odebrecht para a Tribunal Regional Federal da 3º Região, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.

Leia mais:
STF vai investigar 8 ministros, 24 senadores e 42 deputados; veja lista

Nogueira foi um dos nomes incluídos na chamada “lista de Janot” divulgada em março, por meio da qual o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pediu autorização para o STF para início das investigações formais de políticos delatados por executivos da Odebrecht, no fim de 2016.

Nogueira foi citado pelo ex-diretor da empresa, Cláudio Melo Filho, como recebedor de R$ 650 mil nas campanhas de eleitorais de 2010 e 2014 para deputado federal, que não teriam sido declarado à Justiça Eleitoral.

Fachin, em despacho no dia 7 de abril, considerou que o STF não tem competência para abrir inquérito contra o prefeito de Ribeirão Preto, e por isso pediu que fosse transferido para a procuradoria em São Paulo, assim como outros 211 nomes que foram espalhados para outras instâncias, que podem ter o pedido arquivado ou investigações abertas.

Quando divulgado que seu nome estava na “lista de Janot”, Nogueira comentou com tranquilidade a situação, já que, segundo ele, a justiça é o caminho encontrado para se saber as veracidades das denúncias, e que ele estaria com a consciência tranquila, já que teve as contas de todas as eleições que participou aprovadas.

Apenas seis políticos tiveram o pedido de abertura de inquérito arquivados: os deputados federais Benito Gama, Claudio Cajado e Orlando Silva, o Senador Romário e os ministros Antonio Imbassahy e Raul Jungmann.


Foto: FL Piton

Compartilhar: