Falha em supercomputador causou atraso na divulgação dos resultados da eleição

Falha em supercomputador causou atraso na divulgação dos resultados da eleição

Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, esclareceu que problema não interfere no resultado da contagem

A falha em um processador do supercomputador que faz a totalização de votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o que provoca o atraso na contagem e divulgação dos resultados das eleições municipais deste domingo, 15. A informação foi dada na coletiva de imprensa do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. 

Até agora, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, apenas seis cidades têm poucos dados apurados disponibilizados nas plataformas on-line do TSE. São elas Altinópolis, Cajuru, Mococa, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo e São Simão. Mas, nenhuma passou dos 50% de urnas apuradas. 

"Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico que foi exatamente o seguinte: um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo", declarou o presidente do TSE na coletiva de imprensa. 

Ainda segundo o ministro, atraso não interfere na regularidade da contagem dos votos, pois dados chegaram para a totalização "totalmente íntegros e apenas o processo de somar é que ficou extremamente lento", explicou.

A previsão é de que a totalização termine neste domingo, 15, segundo o TSE. Mas, Barroso não deu previsão de horário. Em Ribeirão Preto, a previsão é que os resultados da eleição para vereador seja ainda mais demorada, em razão das contas do coeficiente, e o resultado só saia nessa segunda-feira, 16.

 


Arte Revide

Compartilhar: