Gersio Baptista e Rodrigo Junqueira têm as candidaturas impugnadas pelo TSE

Gersio Baptista e Rodrigo Junqueira têm as candidaturas impugnadas pelo TSE

Candidatos do PMN e do PSL entraram com recursos na Justiça

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela impgunação das candidaturas de Rodrigo Junqueira (PSL) e Gersio Baptista (PMN), que concorriam à Prefeitura de Ribeirão Preto. 

Segundo decisão, do juiz Lúcio Alberto Eneas da Silva Ferreira, da da 108ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, a candidatura de Baptista foi impugnada porque a prestação de contas nas eleições de 2018 ainda não foram julgadas. Na ocasião, Baptista concorreu para o cargo de deputado federal, e também teve a candidatura barrada. 

O pedido de impugnação partiu do Ministério Público Eleitoral e de um vereador. Procurado, o candidato afirmou que já prepara um recurso contra a decisão. "Já está sendo providenciado um recurso. Vou para cima", garantiu.

Já a impugnação de Rodrigo Junqueira segue uma série de decisões desfavoráveis ao candidato nos últimos dias. Segundo o site DivulgaCand, plataforma oficial do TSE, a candidatura foi barrada pelos motivos de "indeferimento de partido ou coligação" e "partido inválido". 

Isso ocorre porque o PSL lançou, oficialmente, o Capitão Del Vecchio, como candidato a vice-prefeito na chapa com o MDB. A indicação provocou um racha no partido, com uma ala apoiando a indicação de Junqueira.

A decisão mais recente foi publicada na última semana, também pelo juiz Lúcio Alberto Eneas da Silva Ferreira. Nela, o magistrado rejeitou o pedido de registro de candidatura do engenheiro Rodrigo Junqueira, pelo PSL, e determinou que o nome do candidato não seja disponibilizado nas urnas eletrônicas. Segundo a assessoria de Junqueira, a defesa já prepara um recurso contra a decisão. Anteriormente, Ferreira havia anulado a convenção que lançou Junqueira como candidato, além de direcionar o tempo de campanha do PSL para a candidata Cris Bezerra (MDB.

No dia 12 de outubro, a defesa de Junqueira recorreu da decisão que declarou irregular a convenção que o nomeou como candidato. No recurso impetrado na 108ª Zona Eleitoral, os advogados solicitam uma liminar exigindo a suspensão dos efeitos da dissolução do diretório municipal, bem como a dissolução da comissão provisória que dirige o partido no momento. 

Situação

No momento, sete candidaturas foram deferidas, ou seja, aprovadas. São elas: Coronel Usai (PRTB), Cris Bezerra (MDB), Duarte Nogueira (PSDB), Emilson Roveri (Rede), Machado (PT), Mauro Inácio (PSOL) e Suely Vilela. 

Os candidatos Vanderley Caixe (PC do B) e Fernando Chiarelli (Patriota), ainda aguardam a decisão da Justiça. 


Foto: Divulgação

Compartilhar: