Gláucia Berenice é eleita 1ª secretária e presidirá a Câmara interinamente

Gláucia Berenice é eleita 1ª secretária e presidirá a Câmara interinamente

Ela substituirá a Viviane Alexandre, que renunciou ao cargo na terça-feira, 4; tucana foi candidata única para resolver impasse criado por suspensões

Por 13 votos a zero, a vereadora Gláucia Berenice (PSDB) foi eleita 1ª secretária da Câmara Municipal de Ribeirão Preto e, no cargo, será a presidente interina do Legislativo, já que os demais integrantes da Mesa Diretora estão suspensos pela Justiça, por serem investigados na Operação Sevandija. Quatro integrantes da Mesa e outros cinco vereadores, da base governista, estão com suas funções públicas suspensas.

A vereadora tucana substitui a Viviane Alexandre (PSC) que renunciou ao cargo na terça-feira, 4, depois de presidir a Casa desde o dia 1º de setembro, quando os vereadores foram suspensos. A escolha de Gláucia foi um consenso entre os 13 vereadores que estão no mandato. O início da sessão foi presidido pelo vereador Ricardo Silva (PDT) por ter sido o mais votado nas eleições de 2012. Ele também presidiu a eleição, secretariado por Marcos Papa (REDE).

Gláucia assume o cargo em um momento de grande dificuldade, uma vez que a Câmara está com a pauta travada por não ter votado as contas de 2012 e 2013 da prefeita Dárcy Vera (PSD), que estão com pareceres contrários do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Até que as contas sejam votadas, nenhum projeto poderá ser votado.

Para a votação, no entanto, será necessária a convocação dos suplentes dos nove suspensos. A aprovação ou rejeição das contas precisa do voto de, no mínimo, 15 dos 22 vereadores, mas hoje apenas 13 estão no exercício pleno do mandato.

Gláucia disse que sua primeira providência no cargo, ainda nesta sexta-feira, 7, será oficiar ao juiz eleitoral para saber se cabe a convocação dos suplentes e quais são estes suplentes, porque vários mudaram de partido após a eleição de 2012. Na quarta-feira, 5, ela foi ao TCE e foi orientada a convocar os suplentes para recompor o Poder Legislativo.

“Vamos fazer a consulta ao juiz eleitoral e caso não obtenhamos resposta vamos questionar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que nos oriente da melhor forma. Queremos caminhar na legalidade, votar as contas da prefeita sem risco de nulidade”, disse Gláucia, que também se comprometeu a ouvir a todos os vereadores. “Sempre trabalho com o coletivo e não vou me furtar a essa maneira de trabalhar”, assegurou.

Em campanha

Com um microfone de lapela e uma equipe de TV de sua campanha eleitoral a postos, o vereador Ricardo Silva aproveitou o momento de transição para gravar seu discurso que pode ser utilizado em programas eleitorais de sua campanha a prefeito. “Hoje vivemos um dia histórico e vamos iniciar um novo tempo”, disse Ricardo.

Em seguida ele levou seu discurso para o combate ao governo da prefeita. “Durante os quatro anos eu combati com veemência o governo Dárcy Vera. Não há mais espaço para que este governo continue praticando os descasos que vem fazendo até hoje”, comentou.

O vereador e candidato ainda disse que a prefeita cometeu “muitas irregularidades” e que “jogou Ribeirão Preto no abismo”.


Fotos: Ibraim Leão

Compartilhar: