Grupo cria abaixo-assinado contra reajuste do transporte em Ribeirão
Grupo cria abaixo-assinado contra reajuste do transporte em Ribeirão

Grupo cria abaixo-assinado contra reajuste do transporte em Ribeirão

Tarifa do transporte coletivo no município passou para R$ 3,80 no último domingo, 31

Um grupo criou uma petição on-line contra o aumento da tarifa de transporte público em Ribeirão Preto, que foi reajustada no último domingo, 31. Eles consideram o aumento de 40 centavos “desproporcional”, e pedem auditoria no transporte.

A petição criada no site Change.org, é do Juntos, movimento ligado a partidos de esquerda, como o Psol, e, até a publicação da reportagem, havia conseguido 167 assinaturas, e estipularam a meta de 200 apoiadores pela internet. Eles pretendem levar a petição à Câmara de Vereadores.

“O valor que foi reajustado se iguala ao preço das passagens em grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro e supera o preço de capitais como Curitiba. Esse reajuste é desproporcional e abusivo, diante da qualidade do serviço prestado e da realidade do povo de Ribeirão Preto”, argumentam.

Leia mais:
Tarifa de ônibus mais cara começa a valer em Ribeirão Preto

“Reivindicamos uma auditoria transparente nas contas do transporte coletivo em Ribeirão Preto para que a população saiba a real situação do transporte, mas principalmente para que o preço seja fixado de forma justa”, completam os idealizadores da petição.

Além disso, o grupo também planeja iniciar nesta segunda-feira, 1º de agosto, uma coleta de assinaturas físicas nos pontos de ônibus da cidade.

Entenda

A passagem teve o reajuste de 40 centavos no domingo, passando para R$ 3,80 a tarifa, com integração em até três linhas diferentes por duas horas. De acordo com a Transerp, o reajuste foi necessário em razão da inflação acumulada no último ano, pelo Índice Geral de Preços (IGP-10), da Fundação Getúlio Vargas, que nos últimos 12 meses foi de 12,48%, o que encareceu a operação.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: