Grupo protesta contra a JBS em Ribeirão Preto

Grupo protesta contra a JBS em Ribeirão Preto

Manifestantes não querem que proprietário do frigorífico saia impune da confissão de pagar propinas a políticos

Um grupo realizou um protesto contra a JBS em Ribeirão Preto, na manhã deste sábado, 3. O intuito dos idealizadores do ato é de mostrar que a corrupção não seja aceita com naturalidade, já que a J&F é a holding comandada por Joesley Batista, que admitiu pagamentos indevidos a agentes públicos.

O ato ocorreu na Avenida Independência, em frente a uma loja da rede Swift, pertencente a J&F, que vende produtos alimentícios da marca. No local, os manifestantes entregaram panfletos pedindo para que as pessoas não comprem produtos ligados à holding e também estenderam uma faixa em um cruzamento na avenida.

O professor universitário Lincoln Ciosaki, que participa do grupo que realizou a manifestação, disse que a intenção é de conscientizar e fazer pressão sobre a J&F, já que ele acredita que o empresário Joesley Batista saiu impune após realizar a delação premiada, que atingiu, inclusive, o Presidente da República, Michel Temer (PMDB).

“Nossa preocupação é com a moçada. Não podemos deixar que a sociedade ache normal o que está acontecendo. Temos que nos posicionar, e exercer o nosso poder de escolha, optar por produtos de empresas éticas, e a ideia é que as ações na bolsa de valores da JBS [frigorífico do grupo J&F] caia. É a forma que temos de fazer pressão. A justiça tem a forma dela, mas a gente deve agir. Somos superfavoráveis ao emprego gerado por essas empresas, mas não podemos achar que está tudo bem. E gostaríamos que o movimento crescesse. O pessoal pode fazer em outras cidades. Esse é um movimento de cidadania”, explicou o professor.

Mesmo com o ato, a loja funcionou normalmente enquanto os manifestantes estavam no local. O gerente do estabelecimento, que não quis conceder entrevista à reportagem, disse que os manifestantes têm direito de protestar, e que não afetou o movimento na loja.

No dia 18 de maio, quando veio à tona a delação de Joesley Batista, a J&F publicou uma nota pedindo desculpas aos consumidores pelas relações de suas empresas com autoridades:

Não honramos nossos valores quando tivemos que interagir, em diversos momentos, com o Poder Público brasileiro. E não nos orgulhamos disso. Nosso espírito empreendedor e a imensa vontade de realizar, quando deparados com um sistema brasileiro que muitas vezes cria dificuldades para vender facilidades, nos levaram a optar por pagamentos indevidos a agentes públicos. [...] Pedimos desculpas a todos os brasileiros e a todos que decepcionamos, que acreditam e torcem por nós. Enfrentaremos esse difícil momento com humildade e o superaremos acordando cedo e trabalhando muito.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: