Guido Mantega depõe em Operação Zelotes

Guido Mantega depõe em Operação Zelotes

Alvo principal das investigações são ilegalidades em processos da empresa Cimento Penha no Carf

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi levado para depor na manhã desta segunda-feira, 9, em mais uma etapa da Operação Zelotes. As investigações têm como objetivo principal apurar ilegalidades em processos da empresa Cimento Penha no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Mantega tem sido investigado desde novembro de 2015, quando o juiz Vallisney de Souza Oliveira, responsável pela Zelotes, quebrou os sigilos fiscal e bancário do ex-ministro.  

As investigações iniciadas pelo Ministério Público procuravam apurar o relacionamento de Mantega com o empresário, da empresa Cimento Penha, Victor Sandri, que já conseguiu reverter multas de R$ 106 milhões no Carf, além de verificar se o homem sofreu influências erradas na nomeação de alguns membros do conselho.

Ainda sem prisões, nesta nova fase da Zelotes, foram cumpridos 31 mandatos entre condução coercitiva, busca e apreensão.

A Zelotes investiga a manipulação de julgamentos do Carf, ligado ao Ministério da Fazenda. A PF estima que tenham sido desviados mais de R$ 19 bilhões.
 

Fotos: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil 

 

 

 

 

Compartilhar: