Ibope diz que última pesquisa não captou velocidade do crescimento e da queda
Ibope diz que última pesquisa não captou a velocidade do crescimento e da queda

Ibope diz que última pesquisa não captou velocidade do crescimento e da queda

Instituto aponta que capturou a tendência de crescimento de Duarte Nogueira e queda de Ricardo Silva, em Ribeirão Preto

A última pesquisa eleitoral Ibope/EPTV sobre a disputa do primeiro turno das eleições municipais em Ribeirão Preto, divulgada no último sábado, 1, mostrava que Ricardo Silva (PDT) liderava as intenções de votos com 39% das respostas dos eleitores para os votos válidos – quando não são contabilizados Brancos e Nulos -, enquanto Duarte Nogueira (PSDB) apareceu em segundo, com 35%.

Já no domingo, 2, quando a coisa era para valer, o resultado foi um pouco diferente. Duarte Nogueira terminou em primeiro lugar, com 39,8% dos votos válidos, e vai para o segundo turno enfrentar Ricardo Silva, que recebeu 27,8% dos votos dos eleitores.

A diferença entre a previsão e a realidade levantou dúvidas entre os eleitores e os políticos, mesmo. Antes da divulgação, quando foi votar na manhã de domingo, o candidato do PSDB afirmou aos jornalistas que o acompanhavam que "quem vota é o eleitor, não institutos de pesquisa", em referência ao resultado publicado na noite anterior.

Nogueira, que na última eleição municipal, em 2012, criticou bastante o próprio Ibope, que havia levantado que ele perderia o segundo turno daquela eleição com mais de 10% de diferença para a prefeita Dárcy Vera, que buscava a reeleição, enquanto no dia da votação, a diferença foi de pouco mais de 3%.

Já após a eleição de domingo, Ricardo Silva, que viu a vantagem ser revertida, disse que acredita que a mudança se deu em razão do grande número de abstenções, e votos em Branco e Nulos, o que, para ele, representa a descrença da população na classe política. Ele destacou, no entanto, que o fato de estar no segundo turno, no qual ele espera ter mais tempo para dialogar, é uma “grande vitória”.

O Ibope informa que a pesquisa eleitoral é um retrato do momento e tem o objetivo de apontar tendências e mudanças nas opiniões do eleitorado durante a campanha. No caso de Ribeirão Preto, o instituto destaca que apontou a tendência de queda de Ricardo Silva e de crescimento de Duarte Nogueira, que culminou, conforme previsto pela pesquisa, com os dois candidatos no segundo turno. “Entretanto, a última pesquisa não captou a velocidade do crescimento e da queda dos dois principais candidatos”, escreveu em nota.

O professor universitário e sociólogo Wlaumir Souza acredita que os institutos de pesquisa, como o Ibope, precisam aperfeiçoar a metodologia aplicada nos levantamentos, já que ele considera as técnicas ultrapassadas para o novo contexto político em que vivemos. “Precisa aumentar a amostragem e os locais de pesquisa, além de procurar evitar a indução de resposta”, salientou o professor.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: