Justiça determina afastamento de assessor da Câmara de Ribeirão
Justiça determina afastamento de assessor da Câmara de Ribeirão

Justiça determina afastamento de assessor da Câmara de Ribeirão

Ação foi movida por candidato à prefeitura em 2016; decisão pede que cargo seja ocupado por concursado

A juíza da 2ª Vara de Justiça de Ribeirão Preto, Lucilene Aparecida Mello, pediu o afastamento do ocupante do cargo de assessor de imprensa da Câmara de Ribeirão Preto, criado em 2017 pelo presidente da Casa, Rodrigo Simões (PDT). A decisão argumenta que o cargo deveria ser ocupado por um funcionário concursado, e não um nomeado.

Na decisão proferida pela juíza, foi considerado que as atribuições do cargo “têm muito mais natureza técnica e burocrática, do que de direção, chefia ou assessoramento”, e que por isso “deveria ser exercido por servidor público efetivo”, e determinou o afastamento pelo ocupante do cargo.

Por meio de nota, a Câmara informa que “até o momento, não recebeu nenhum comunicado ou determinação judicial. Oficialmente, este assunto não existe na Casa".

A ação foi impetrada pelo advogado Alexandre Sousa, que em 2016 concorreu à prefeitura de Ribeirão Preto pelo PT do B, na chapa que seria encabeçada por Fernando Chiarelli, preso ao longo da campanha, por ofender a ex-prefeita Dárcy Vera. Alexandre afirmou que moveu a ação por “espírito cívico”.

Porém, na mesma ação, o advogado argumenta que o assessor indicado para ocupar o posto havia trabalhado na campanha de Ricardo Silva (PDT), mesmo partido de Simões, e ele ainda argumentou que houve um “desvio de conduta do presidente do legislativo”. Mas ele diz que não foi motivado por “interesses políticos”.

Em fevereiro, quando criou o cargo, Simões afirmou que seria um avanço ter um assessor de imprensa, para ter mais proximidade com a população e com a nova imagem que a Câmara de Ribeirão Preto quer mostrar, e explicou que a nomeação do assessor seria em razão de sua experiência na área, já que há anos atua na cobertura política no município.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: