Justiça eleitoral determina exclusão de propaganda negativa no Facebook

Justiça eleitoral determina exclusão de propaganda negativa no Facebook

Liminar determina que sejam retirados da rede social posts que fazem acusações difamatórias contra o pré-candidato Duarte Nogueira

Uma liminar do juiz eleitoral Paulo César Gentile, da 305ª Zona Eleitoral, concedida na tarde desta sexta-feira, determinou que o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. exclua todas as publicações com propaganda negativa antecipada contra o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, deputado federal Duarte Nogueira. O prazo “improrrogável” para cumprimento da determinação é de 24 horas.

É a primeira decisão judicial de Ribeirão Preto na pré-campanha eleitoral de 2016, envolvendo redes sociais. A punição para a não exclusão das postagens resultará em multa diária de R$ 10 mil. O Facebook deve ainda informar à Justiça os endereços de IP (internet protocol) que permitam a identificação dos computadores utilizados na criação de referidas publicações.

“Os documentos que acompanham a petição inicial (fls. 04/08 e 20/23) demonstram, em princípio, a veiculação da propaganda eleitoral anônima com textos e imagens que, em tese, atacam a honra objetiva do pré-candidato filiado ao autor da representação (PSDB)”, registra parte liminar.

A sentença registra ainda que “não há margem a dúvidas de que a propaganda negativa impugnada afronta o disposto na lei eleitoral, sendo de rigor a concessão da tutela antecipada”. Da decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O advogado Ângelo Pessini, que representa o PSDB na ação movida contra o Facebook, informou à Justiça Eleitoral quatro números de IP para identificação de possíveis responsáveis pelas postagens. “Agora estamos aguardando que o cartório notifique a empresa e que ela retire as postagens do ar”, afirmou Pessini. “As postagens caracterizam propaganda antecipada negativa, com o claro objetivo de difamar”, comentou.

A reportagem tentou entrar em contato com o Facebook, mas a empresa não disponibiliza endereços eletrônicos ou telefones para contato.


Imagem: Divulgação

Compartilhar: