Mais de 435 mil eleitores de Ribeirão podem ir às urnas neste domingo, 2
Mais de 435 mil eleitores estão aptos a votar nos candidatos de Ribeirão Preto

Mais de 435 mil eleitores de Ribeirão podem ir às urnas neste domingo, 2

Nove candidatos disputam a prefeitura e quase 600 candidatos estão de olho na Câmara Municipal, que terá 27 cadeiras em 2017

Os 435.369 eleitores de Ribeirão Preto escolhem neste domingo o próximo prefeito da cidade ou credencia dois dos candidatos para o segundo turno, marcado para o próximo dia 30 deste mês. As eleições acontecem das 8h às 17h. Também serão escolhidos os 27 vereadores que ocuparão suas cadeiras a partir de janeiro de 2017.

Apenas três dos 22 vereadores não disputam a reeleição; Coraucci Netto (PSD), Ricardo Silva (PDT) e Saulo Rodrigues (PRB). Com o aumento de cinco cadeiras, há a garantia de que pelo menos oitos serão novos.

Os mais de 435 eleitores, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), votarão em mais de 1,3 mil seções eleitorais em 122 pontos de votação. As seis as zonas eleitorais têm como base os bairros da cidade e chegam também a Bonfim Paulista e Guatapará, que continua a pertencer à Comarca de Ribeirão Preto.

A 108ª Zona Eleitoral é considerada a mais importante não apenas por concentrar os eleitores da região central, mas também por ser a coordenadora da eleição. O pleito deste ano será presidido pelo juiz titular Ricardo Braga Monte Serrat. A apuração está prevista para começar logo após o encerramento da votação e a previsão é que esteja concluída por volta de 20h.

Na eleição deste domingo, o eleitor ribeirãopretano poderá escolher entre nove candidatos a prefeito e seus respectivos vices. Também poderá optar por um dos 592 candidatos a vereador. Destes, 25 concorrem com recurso, em função do indeferimento das candidaturas. Outros 16 foram indeferidos e não recorreram e 23 renunciaram no meio da campanha. Este é o maior número de candidatos da história das eleições em Ribeirão Preto. Na mais recente disputa municipal, em 2012, foram seis candidatos a prefeito e vice e 458 a vereador, com 15 indeferidos e outras sete renúncias.

Chapas puras e coligações

Dos nove candidatos na disputa, cinco entraram na briga pelo voto em coligações com outras legendas, enquanto quatro optaram por chapas puras, inclusive para as eleições proporcionais, de vereadores. Alexandre Sousa (PTdoB), Dr. Hermenegildo (PSOL), Edmur Manfrin (PV) e João Gandini (PSB) disputam sem o apoio de outros partidos.

O candidato do PSDB, Duarte Nogueira, tem uma base composta por mais seis partidos — Solidariedade (SD), PPS, PTC, PHS, DEM e PP —, que formam a coligação “Juntos Vamos Mudar Ribeirão”. Fábio Zan, da Rede Sustentabilidade, está coligado com o Partido Pátria Livre (PPL).

Do PDT, Ricardo Silva juntou, na coligação “Ribeirão Levada a Sério”, outros seis partidos: PMDB, PSC, PR, PEN, PROS e PRB. Já Rodrigo Camargo, do PTB, fez coligação com o PSD, na majoritária (prefeito) e proporcional (vereadores). Wagner Rodrigues, do PCdoB, disputa a eleição em coligação, também majoritária e proporcional, com o PT.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: