Manifestação terá ritmo ‘mais profissional’

Manifestação terá ritmo ‘mais profissional’

Passeata pelas ruas de Ribeirão Preto terá eventos, como performances e encenações

A manifestação contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) neste domingo, dia 16, não terá apenas faixas, bandeiras e palavras de ordem. Ao longo do percurso, pela rua Visconde de Inhaúma e avenida 9 de Julho, haverá apresentações de bandas, performances e até uma provável dramatização do hino nacional.

A concentração dos manifestantes será na rua Visconde de Inhaúma, entre as praças Carlos Gomes e XV de Novembro, no Centro, a partir das 10h da manhã.

O trajeto será o mesmo das manifestações de 15 de março e 12 de abril. Os manifestantes seguem pela Visconde de Inhaúma até a avenida 9 de Julho, onde viram à esquerda e seguem até o cruzamento com a avenida Presidente Vargas.

“Queremos dar um ritmo mais profissional à manifestação, por isso incluímos as apresentações”, disse Marcos Spínola de Castro, um dos organizadores da manifestação, pelo grupo Brasil Limpo. “Desenvolvemos uma programação cívica e patriótica para reagir aos constantes escândalos protagonizados por pessoas ligadas ao governo e ao partido da presidente”.

Ele também afirmou que a expectativa dos organizadores é levar 50 mil pessoas para as ruas de ribeirão preto no domingo. Nos atos anteriores os números estimados pela Polícia Militar foi de 35 mil, em 15 de março, e 25 mil no dia 12 de abril.

O Brasil Limpo convoca os manifestantes por meio de grupos em redes sociais. No Whatsapp são 15 grupos de mais de 90 pessoas cada e 9 mil seguidores no Facebook, que também recebe o chamamento. Nas duas redes também são feitas campanhas de venda de camisetas.

A comercialização ajuda a pagar os custos com trios elétricos, carros de som, faixas, bandeiras, compra de apitos, vuvuzelas e material impresso de divulgação.

Para próxima manifestação foram vendidas cerca de 2,2 mil camisetas, contra a média de 3,5 mil nas edições anteriores. “Vendemos menos porque muitos que vão ao protesto já têm as camisetas”, afirma Marcos Spínola.

Divulgação

Diferente das outras passeatas, desta vez o grupo investiu bem mais em divulgação. Foram distribuídos cartazes e panfletos em empresas. Na tarde de quinta-feira, dia 13, também foi feita panfletagem em várias avenidas da cidade.

Nos últimos dias também foram intensificadas as mensagens por meio das redes sociais. Houve até recomendação para que os manifestantes comprem fogos de artifício e soltem no domingo, às 9h da manhã antes do início da concentração, de suas próprias casas. A intenção é lembrar da existência da manifestação.

Revide On-line
Fotos: Ibraim Leão e Arquivo Revide

 

Compartilhar: