Moro diz que plantonista não é competente para determinar liberdade de Lula
Juiz diz que não cumprirá decisão e solicita que despacho seja encaminhado, em caráter de urgência, ao desembargador titular

Moro diz que plantonista não é competente para determinar liberdade de Lula

Em despacho nesta tarde, juiz Sergio Moro determina que seja aguardado esclarecimento para que decisão seja tomada

Após decisão do desembargador federal plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) neste domingo, 8, que determina a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, afirmou que a medida não será cumprida imediatamente e que é necessário que seja aguardado o esclarecimento junto ao desembargador titular.

Isso porque, segundo Moro, no documento, o desembargador é "autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do TRF-4 e ainda do Plenário do Supremo Tribunal Federal".

Ainda no despacho, o juiz, em caráter de urgência, solicita o encaminhamento de cópia da decisão ao desembargador federal João Pedro Gebran Neto, titular, solicitando orientação de como proceder em relação à soltura de Lula.

Moro ainda ressalta que "se o julgador ou a autoridade policial cumprir a decisão da autoridade absolutamente incompetente, estará, concomitantemente, descumprindo a ordem de prisão exarada pelo competente Colegiado da 8ª Turma do TRF-4.


Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Compartilhar: