Movimentos em Ribeirão Preto se mobilizam a favor de Moro e de Lula
Movimentos em Ribeirão Preto se mobilizam a favor de Moro e de Lula

Movimentos em Ribeirão Preto se mobilizam a favor de Moro e de Lula

Defensores da condenação acreditam que decisão motivará julgamento de outros inquéritos; apoiadores de Lula dizem que juiz não se baseou em provas

O Grupo Brasil Limpo (GBL) de Ribeirão Preto tem a intenção de se manifestar no próximo fim de semana, para fazer pressão para que outros juízes que têm inquéritos de acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agilizem o processo.

O intuito, é que o Tribunal Regional Federal da 4ª região, responsável por julgar a segunda instância do processo do tríplex do Guarujá, em que Lula foi condenado nesta quarta-feira, 12, possa se confirmar.

“É um começo. Tivemos uma ação forte do juiz Sergio Moro para que outros juízes, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que também terão de julgar o Lula, possam liquidar essas ações, e assim pressionar o TRF de Porto Alegre para condená-lo em segunda instância e que ele possa ser preso, já que ainda tem muitos benefícios”, afirmou o empresário Marcos Spínola, um dos organizadores do grupo.

Já apoiadores do ex-presidente vão se reunir na sede do Partido dos Trabalhadores, em Ribeirão Preto, para discutir a situação. Eles acreditam que a decisão de Moro foi arbitrária, já que não teria se baseado em provas concretas para condenar o ex-presidente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a nove anos e seis meses de prisão, em primeira instância, pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva no caso do tríplex no Guarujá.

O juiz considerou que Lula recebeu R$ 3,7 milhões de propina do empresário Léo Pinheiro, da construtora OAS, para beneficiar a empreiteira em acordos com a Petrobras.

Em nota, os deputados do PT no Congresso Nacional afirmaram que Lula sofre perseguição.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofre uma perseguição judicial sem paralelo na história brasileira. Está em curso uma das maiores manipulações de que se tem notícia por conta da sua trajetória política e por ter sido Lula o melhor presidente do Brasil.

Torna-se inaceitável que, nessas circunstâncias, o sistema de justiça avance em evidente ação política para condenar um inocente com a intenção clara de interferir na disputa política e evitar que Lula seja candidato. Condenam Lula, condenam a democracia, tentam subjugar a vontade do povo”.


Foto: Lula Marques/ Agência PT

Compartilhar: