MPT de Ribeirão Preto fará plantão para receber denúncias de assédio eleitoral no segundo turno

MPT de Ribeirão Preto fará plantão para receber denúncias de assédio eleitoral no segundo turno

Medida visa assegurar o direito ao voto livre de trabalhadores, com denúncias de coação durante as eleições

Com o objetivo de garantir o direito dos trabalhadores ao voto livre, o Ministério Público do Trabalho (MPT) estará, neste próximo final de semana, em esquema de plantão para atender denúncias de assédio eleitoral em Ribeirão Preto. A medida busca coibir práticas de coação no ambiente de trabalho durante o segundo turno das eleições, que podem comprometer o exercício do sufrágio.
 

A unidade do MPT de Ribeirão Preto, localizada na Rua Paschoal Bardaro, 1265, no Jardim Botânico, ficará aberta no sábado, 26, das 9h às 16h, e no domingo, 27, das 8h às 17h, para receber denúncias de assédio eleitoral nas cidades de Ribeirão Preto e Franca. Além do atendimento presencial, as denúncias também podem ser protocoladas pelo site oficial do MPT: www.prt15.mpt.mp.br.
 

O assédio eleitoral no ambiente de trabalho ocorre quando empregadores utilizam sua posição de poder para influenciar ou intimidar o voto de seus empregados. Exemplos incluem ameaças de demissão, promessas de promoção ou benefícios financeiros atrelados ao resultado das eleições, e restrições à locomoção no dia da votação.
 

Empresas ou órgãos públicos que cometem assédio eleitoral estão sujeitos a ações na Justiça do Trabalho, podendo pagar indenizações por danos morais. Além disso, o Código Eleitoral prevê penas de seis meses a seis anos de prisão e multa para quem coagir alguém a votar em determinado candidato ou impedir o exercício do voto.
 

Em 2024, a unidade do MPT de Ribeirão Preto já registrou 12 denúncias de assédio eleitoral. O número reflete a importância do plantão para garantir que o direito ao voto seja respeitado, sem interferências indevidas.
 

Para mais informações, o telefone da unidade é (16) 3131-1200.


Outras unidades em plantão


Além de Ribeirão Preto, outras unidades do Ministério Público do Trabalho no estado de São Paulo também estarão em esquema de plantão: a de Campinas, São José do Rio Preto e São José dos Campos estarão abertas nos mesmos horários, garantindo cobertura em diferentes regiões.

Em Campinas, o atendimento será na Rua Pedro Anderson, 91, Taquaral; em São José do Rio Preto, na Rua Guatemala, 583, Jardim Alto Rio Preto; e em São José dos Campos, na Av. Cassiano Ricardo, 601, 10º andar, Ed. The One Office Tower.
 


Foto: Divulgação Tribunal Eleitoral

Compartilhar: