Municípios da região são investigados após golpe no recolhimento de INSS
Municípios da região são investigados após golpe no recolhimento de INSS

Municípios da região são investigados após golpe no recolhimento de INSS

Serrana, São Simão e Descalvado teriam sido alvo de prática ilegal de escritório de advocacia

Três ex-prefeitos de municípios da região de Ribeirão Preto estão na mira do Ministério Público Estadual por terem contratado os serviços de um escritório de advocacia sem licitação. Os advogados prometiam um recolhimento mais baixo de taxas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) junto à folha de salários dos municípios.

Ao todo, governantes e ex-governantes de estão sendo investigados, entre eles os chefes do Executivo de Serrana, São Simão e Descalvado. Em todo o Estado, 16 já tiveram os pedidos de ações penais abertos, e outros 16 permanecem em investigação. De acordo com o Ministério Público, as prefeituras desses municípios caíram em um golpe, e os municípios terão de reaver os pagamentos faltantes junto à Receita Federal – os políticos também serão multados.

De acordo com o promotor Marcelo Mendroni, os golpistas faziam com que o município recolhesse apenas 1% de INSS, sendo que as prefeituras devem recolher taxas entre 1% e 3% no valor dos salários dos servidores. Assim, o advogado recebia 20% de comissão do valor que teria sido “economizado”.

Segundo o Ministério Público, a prática ocorreu entre 2008 e 2013.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: