Na cola do candidato: Ricardo Silva faz caminhada pelos Campos Elíseos
Na cola do candidato: Ricardo Silva faz caminhada pelos Campos Elíseos

Na cola do candidato: Ricardo Silva faz caminhada pelos Campos Elíseos

Portal Revide acompanha candidatos a prefeito de Ribeirão Preto em atividades pela cidade; nesta segunda-feira, 29, foi a vez do postulante do PDT

São 30 segundos parados em cada estabelecimento. Nem um segundo a mais ou a menos. A não ser que o eleitor pare o candidato para fazer alguma reclamação, ou pedido, que deva ser resolvido caso ele seja eleito.

É assim a rotina dos candidatos a prefeitura de Ribeirão Preto, no caso, do vereador Ricardo Silva (PDT), que nesta segunda-feira, 29, realizou uma caminhada para pedir votos pela Avenida da Saudade, nos Campos Elíseos.

A meta de Ricardo é conseguir conversar com ao menos duas mil pessoas ao dia. Isso no começo de campanha, porque nos dias derradeiros antes das eleições municipais de 2 de outubro, a meta é ao menos dobrar esse número. Sem cumprir este objetivo – contado um a um pelos assessores que acompanham o candidato -, a ordem é não sair da rua, mesmo que ainda tenham de ser cumpridos outros compromissos, como a gravação de programa eleitoral.

A conversa é a mesma. O candidato entra na loja, conversa com o dono, ou os funcionários presentes, apresenta o candidato a vice na chapa, o diretor licenciado do Ciesp, Guilherme Feitosa (PMDB), estreante na política partidária, faz as promessas de campanha, ouve o leitor, e agradece com “obrigado pelo apoio. Vai dar tudo certo”, mesmo garantindo que está com os “pés no chão” com relação ao resultado da pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope/EPTV na última semana, que apresenta Ricardo como líder nas pesquisas no município, com 39% das intenções.

Na rua, entre uma loja e outra, ele também é abordado, principalmente por idosos, que sempre fazem uma reclamação sobre a administração atual, e pedem para que o problema seja solucionado. Uma mulher até pediu para que sejam abertas vagas na creche, como ela garante que foi prometido a ela. A resposta é: “vamos ver o que podemos fazer caso sejamos eleitos para resolver isso”.

Outro eleitor fala que acompanha o candidato por causa do pai dele, o deputado estadual Rafael Silva (PDT). “Ele não subiu a cabeça com esse negócio de política. Igual o Suplicy”, disse um comerciante que o vereador visitou.

Mas não é apenas de pedidos que vive um candidato à procura de voto. Há também hostilidades por parte de alguns descontentes com a política, como:

“Tem que meter bala nesses políticos tudo. Bando de vagabundo!”, gritou um homem que passava pelo local em que estava a equipe do pedetista, no cruzamento da Saudade com a Rua Flávio Uchôa, bem em frente ao Cemitério da Saudade. Outros gritaram: “Todo ano está sumido. E aparece agora?”, esbravejou outro homem em um carro que passava rente à caminhada.

Além de Ricardo e Feitosa, o grupo era seguido por uma legião. A maioria não de eleitores e sim da equipe de filmagens para material de campanha e também de candidatos a vereador, que esperam conseguir votos à custa da imagem do postulante ao Palácio do Rio Branco.

Tem de tudo. Tem homem carregando cabeça de burro, que no semáforo pede voto aos motoristas que passam pelo local, e afirma cumprimentar “até ônibus vazio”, pois pretende ganhar o apoio da população pela “simpatia”, que ele aponta que outros candidatos não têm. Além de outros componentes da chapa, como uma mulher que já apareceu em muitas manifestações em Ribeirão Preto vestida de presidente Dilma, e outro que anda com um pequeno cachorro nas costas, como se fosse um papagaio de pirata.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: