PCdoB decide pela declaração de voto em Ricardo Silva

PCdoB decide pela declaração de voto em Ricardo Silva

O partido não faz declaração aberta de apoio, mas indica o voto aos eleitores de Wagner Rodrigues; Ricardo vê ‘apoio’ como natural

O diretório municipal do PCdoB, que teve como candidato a prefeito de Ribeirão Preto o presidente licenciado do Sindicato dos Servidores Municipais, Wagner Rodrigues, decidiu pela declaração de voto ao candidato Ricardo Silva (PDT), que disputa o segundo turno das eleições com Duarte Nogueira (PSDB).

Wagner Rodrigues disputou o primeiro turno em coligação com o PT, que indicou o advogado Fernando Tremura como candidato vice-prefeito. A chapa foi a 8ª colocada da disputa (que teve nove candidatos), com 5.498 votos.

Wagner Rodrigues segue licenciado do Sindicato, mesmo após o fim da campanha, por ser investigado pela Operação Sevandija, por ter assinado, pela entidade, um acordo para pagamento de honorários advocatícios à ex-secretária adjunta da Casa Civil Maria Zuely Alves Librandi.

Em nota enviada à imprensa, o partido afirma que analisou as propostas dos dois candidatos e entendeu que “Ricardo Silva se apresenta como a candidatura mais popular e próxima do que a cidade precisa, com propostas que mais se aproximam da pauta dos movimentos sociais”.

A nota do partido também critica a candidatura do PSDB por considerar que “esta representa as bases conservadoras distintas da nossa posição politica de defesa dos direitos sociais e da construção democrática em Ribeirão Preto e no Brasil”.

Também por meio de nota, o candidato Ricardo Silva assegura que não houve discussão de troca de apoio por cargos, como vem reiterando em sua campanha.

"O meu Projeto de Cidade está à disposição de Ribeirão Preto, de todos os eleitores. Recebemos a cada dia mais apoio nas ruas e vejo como natural que nossas propostas estejam recebendo aceitação de outras legendas. Porém, não houve, com nenhuma pessoa ou partido, acordo de troca de cargos. Teremos gestão séria e profissional.”

Íntegra

Veja a íntegra da nota do PCdoB

“O Diretório Municipal do PCdoB de Ribeirão Preto, ao analisar as propostas para o segundo turno das eleições, delibera pela declaração de voto no candidato Ricardo Silva a prefeito de Ribeirão Preto.

Registra-se que vivemos um processo eleitoral marcado pelo forte impacto de uma onda conservadora nacional e por um ambiente de judicialização da política. Entretanto, nesse contexto, se por um lado reafirmamos a necessidade de ações concretas de combate a corrupção a quem quer que seja, não consideramos admissível que seja seletiva aplicada apenas a alguns e não a todos, nem que seja baseada em pré-julgamentos no curso do calendário eleitoral, sem conclusões satisfatórias antes do final das eleições. Um processo confuso, instável, que certamente colaborou com o alto índice de votos brancos e nulos, promotor de desesperança e repulsa conservadora à politica.

Momento delicado, em que o voto é fundamental e ganha importância para a participação efetiva da população na busca das melhores propostas e contra as promessas e compromissos antissociais e retrocessos. A manifestação do voto é uma conquista da democracia, é exercício da cidadania, é aprendizado politico importante na busca consciente do melhor caminho a seguir em cada momento da disputa politica de nossa cidade.

Por estes motivos entendemos que Ricardo Silva se apresenta como a candidatura mais popular e próxima do que a cidade precisa, com propostas que mais se aproximam da pauta dos movimentos sociais, do enfrentamento aos reais problemas urbanos. O seu programa favorece o desenvolvimento de uma cidade mais igualitária e mais humana para todos. E finalmente, por ele tem demonstrado amplitude e visão politica aglutinadora, postura fundamental para esta fase das eleições.

O PCdoB, portanto, reafirma sua decisão anterior de se opor a candidatura do PSDB por considerar que esta representa as bases conservadoras distintas da nossa posição politica de defesa dos direitos sociais e da construção democrática em Ribeirão Preto e no Brasil”.


Foto: Guto Silveira

Compartilhar: