Perfil do candidato: Marco Aurélio Martins
Empresário do ramo farmacêutico, Marco Aurélio encara pela primeira vez uma disputa eleitoral
Candidato a prefeito pelo Partido Novo, tendo Antônio Carlos Freiria como candidato a vice-prefeito, o empresário Marco Aurélio Martins sempre esteve envolvido em movimentos políticos de entidades nas quais atuou, como a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), onde foi superintendente da Distrital Norte por dois mandatos. Lá afirma ter lutado contra a burocratização, que em sua opinião impede o crescimento de novos negócios, e proposto políticas públicas para o desenvolvimento do município.
Marco Aurélio também foi presidente do projeto “Somos Brasil” e vice-presidente do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), além de voluntário no projeto social Saravida. É membro ativo da Academia Maçônica de Ciências, Artes e Letras de Ribeirão Preto e região (Amaclerp) e integrante do Conselho da Cooperativa de Crédito Cooperac. Essas atuações, somadas a uma carreira de mais de 30 anos como empreendedor —consolidou-se no mercado de distribuição de produtos farmacêuticos magistrais —, teriam levado o Partido Novo a convidá-la a participar de um rigoroso processo seletivo para ingresso na política. Passou por sete etapas, que incluíram análises de perfil de liderança e de integridade contra a corrupção. Após aprovação, ingressou no partido em 2023 e foi convidado a ser candidato a prefeito de Ribeirão Preto.
Acredita que sua candidatura surgiu “da necessidade de uma nova liderança, comprometida com os cidadãos e preparada para enfrentar os grandes desafios da nossa cidade”. “Entrei na vida pública motivado pela convicção de que o maior problema de Ribeirão Preto é um sistema político e administrativo que alimenta conchavos e práticas ineficientes. Minha missão é liderar uma reformulação política que livre nossa gestão dessas práticas antigas, construindo uma administração eficiente e focada na valorização das pessoas e na busca por soluções reais para nossa cidade”, declara Marco Aurélio.
Graduado em Química Industrial pela Universidade de Ribeirão Preto e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o candidato é Selo de Ouro e Líder graduado nos treinamentos de alta performance da Daile Carnegie Course, LeaderShip Training For Managers. Para ele, faz diferença, nos momentos de dificuldade, a figura de um gestor capaz de realizar tomadas de decisões estratégicas. “Como gestor, trago a experiência de quem sabe entregar resultados e fazer mais com menos. E é exatamente isso que Ribeirão Preto precisa: uma gestão eficiente, ética e comprometida com o futuro de cada cidadão. Muitas pessoas estão cansadas da velha política e desiludidas com os políticos de sempre. Estou aqui para oferecer uma alternativa real, baseada em trabalho duro, transparência e compromisso com a população”, enfatiza.
Marco Aurélio diz estar habituado a encarar os desafios como oportunidades. Para provar conta que transformou uma demissão, no início da vida adulta, na possibilidade de empreender e consolidar a própria empresa. Encarou também, aos 20 anos de idade, a responsabilidade de ser pai. Hoje casado com Flavia Martins, tem cinco filhos — Pedro, Bianca, Duda, João e Lorena. “Cada situação difícil, cada momento de provação, cada limitação real que vivi estavam me forjando para a vida. Venho de uma família humilde, onde tive exemplo de integridade, honestidade e trabalho duro”, ressalta.
Para o candidato, Ribeirão Preto tem todas as condições de se tornar uma referência nacional em desenvolvimento e qualidade de vida. “Para isso, porém, precisamos de uma liderança capaz de enfrentar e superar os desafios. Minha entrada na política é motivada pelo desejo genuíno de tornar Ribeirão Preto melhor para todos. Sei que a jornada não será fácil, mas estou preparado para enfrentar os desafios e trabalhar incansavelmente para que nossa cidade alcance seu verdadeiro potencial”, conclui.
Foto: Divulgação